Slax Linux baseado em Slackware está de volta

E o Slax Linux baseado em Slackware está de volta após 9 anos sem atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Atualmente, o Slax é um live CD minimalista baseado na ramificação ‘stable’ do Debian. Ele inicializa em um desktop simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da Web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.

Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware com a área de trabalho do KDE e uma ampla coleção de software pré-instalado para uso diário junto com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.

Agora, boas notícias para os fãs da distribuição Slax Linux, pois o desenvolvedor acabou de trazer de volta à vida a versão baseada em Slackware após 9 anos de hiato e baseada apenas no Debian GNU/Linux.

Slax Linux baseado em Slackware está de volta

Slax Linux baseado em Slackware está de volta
Slax Linux baseado em Slackware está de volta

Em 2015, o Slax Linux, uma distribuição GNU/Linux leve e portátil baseada no Slackware Linux, desapareceu do cenário Linux.

Dois anos depois, no final de 2017, o desenvolvedor do Slax Linux, Tomas Matejicek, anunciou o lançamento de uma nova versão do Slax Linux baseada no Debian GNU/Linux, não no Slackware.

Naquele momento, Tomas Matejicek justificou a decisão de abandonar o Slackware Linux em favor do Debian GNU/Linux dizendo que o Debian tornou sua vida muito mais fácil e que ele acredita que a versão baseada no Debian também facilitará a vida dos usuários.

Em meados de julho de 2022, Tomas Matejicek anunciou que “não tendo nada melhor para fazer” ele está pensando em trazer de volta a versão baseada em Slackware, e hoje ele lançou uma nova versão do Slax baseada no Slackware 15.0.

A versão anterior do Slackware baseada em Slack remonta a 2013, disse Tomas Matejicek no anúncio de hoje, onde o desenvolvedor também anunciou o lançamento do Slax Linux 11.4.0, uma versão baseada no Debian GNU/Linux 11.4 “Bullseye”.

Ambas as versões baseadas em Slackware e Debian usam o gerenciador de janelas Fluxbox leve com a mesma interface do usuário usando o lançador de aplicativos xLunch projetado especificamente para Slax e uma seleção de software idêntica, mas as diferenças estão sob o capô, é claro.

Além do envio com bases mais recentes e componentes atualizados, as novas versões do Slax Linux trazem um procedimento de desligamento atualizado para melhorar o manuseio de dispositivos desmontados e implementar a preservação de dispositivos montados entre reinicializações, removendo regras do systemd.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Slax Linux baseado em Slackware

A imagem ISO do Slax Linux baseado em Slackware já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.