Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11

Parte de um conjunto de atualizações vindouras, o recurso smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11.

A Microsoft planeja lançar uma série de atualizações para o Windows 11 nas próximas semanas.

Já ouvimos falar de algumas coisas, como o recurso Generative Erase no aplicativo Windows Photos. Outros são novos, como a capacidade de usar um smartphone Android como webcam para o seu PC.

Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11

Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11
Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11

Sim. O recurso smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11. Também é revelador que a postagem no blog da empresa anunciando as atualizações coloca os novos recursos do Copilot em destaque, porque a Microsoft está realmente tentando transformar seu assistente de IA em algo.

Existem dois grandes anúncios relacionados ao Copilot. A primeira é que agora há suporte para plug-ins, permitindo que o Copilot interaja com aplicativos como OpenTable, Shopify, Klarna e Kayak.

Isso permitirá que você faça coisas como reservar uma mesa em um restaurante, reservar uma viagem ou comprar coisas conversando com o Copilot… embora dado o hábito que a IA generativa tem de inventar coisas, eu sugiro pensar nesses plug-ins como uma forma de comece a fazer essas coisas.

Provavelmente é melhor verificar seu funcionamento antes de usar um assistente de IA para qualquer coisa que envolva cobrança em seu cartão de crédito.

Os outros novos recursos do Copilot envolvem “habilidades” que serão lançadas no final de março e permitirão ajustar várias configurações do Windows sem realmente abrir o aplicativo Configurações.

Tudo o que você precisa fazer é digitar algumas palavras na caixa de texto do Copilot para alternar o modo de economia de bateria, mostrar o espaço de armazenamento disponível ou os níveis de bateria, esvaziar a lixeira ou acessar configurações usadas com menos frequência, como mostrar seu endereço IP.

Outro novo recurso de IA é uma visualização de “remoção de silêncio” que chega ao editor de vídeo Clipchamp, que pode remover lacunas em uma trilha de áudio quando ninguém está falando.

A Microsoft também começará a oferecer “sugestões de layout personalizadas” para ajuste de janelas, ajudando você a organizar um grupo de aplicativos dependendo de como você os usa.

Nem todos os novos recursos estão relacionados à IA. Por exemplo, a Microsoft afirma que “em breve” adicionará suporte para usar um telefone Android como webcam “em todos os aplicativos de videoconferência”.

Esse pode ser um recurso bastante útil, já que a maioria dos laptops possui webcams ruins. A maioria dos smartphones Android possui câmeras que seriam pelo menos uma melhoria modesta, e alguns possuem câmeras que estão quilômetros à frente da maioria das webcams USB.

A Microsoft fornece mais detalhes sobre esse sistema de telefone como webcam em um artigo separado que observa que ele está sendo lançado agora para membros do programa Windows Insider.

Embora o Google tenha adicionado recentemente suporte para o uso de smartphones Pixel com Android 14 como webcams USB, a implementação da Microsoft tem algumas vantagens importantes:

  • Funciona através de uma conexão sem fio
  • Funciona com smartphones com Android 9.0 ou posterior.

Para configurar o recurso de webcam, você precisará emparelhar seu telefone com seu PC usando o aplicativo Link to Windows.

Feito isso, você precisará alternar uma configuração do Windows para ativar o uso do seu telefone Android como webcam, e isso solicitará que você instale um aplicativo Cross Device Experience Host da Microsoft Store.

Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11
Smartphone Android como webcam está chegando ao Windows 11

Depois que tudo estiver configurado, você terá um conjunto de controles no computador que permitem começar a usar seu telefone como webcam durante chamadas, alternar entre câmeras frontal e traseira, pausar o vídeo e ativar efeitos, modo HDR ou outras configurações.

Além disso, você também verá o nível da bateria do seu telefone no PC.

Outras mudanças implementadas no Windows 11 incluem:

  • Suporte para uso do Windows Ink (para escrita natural em dispositivos com suporte para caneta digital) em mais aplicativos e idiomas
  • Compartilhe arquivos com mais aplicativos, incluindo WhatsApp, Snapchat e Instagram
  • Melhorias de acessibilidade, incluindo atalhos de voz personalizados e suporte para uso de comandos de voz em vários monitores conectados

Você pode encontrar mais detalhes sobre os recursos que serão lançados agora e nas próximas semanas no anúncio da Microsoft.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.