Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático

Em sua mais recente atualização, o Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático, além de outros recursos. Confira!

O conjunto de ferramentas Sparky CLI Installer foi atualizado com vários novos recursos que prometem acelerar e simplificar as instalações do Linux.

Agora na versão 202404014, os usuários recebem um recurso de particionamento automático, que inclui preparação rápida do sistema para uso instantâneo.

Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático

Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático
Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático

Sim. O Sparky CLI Installer ganhou particionamento automático. O novo Sparky CLI Installer agora suporta particionamento automático para acelerar as configurações. Login automático habilitado e instalação do GRUB incluída.

Isso significa que o instalador criará e formatará três partições conforme necessário: root, swap e EFI. Essa automação elimina o incômodo do processo de instalação, economizando tempo e reduzindo possíveis erros.
44
Uma menção importante: este é um novo recurso com abordagem muito ampla. Ao selecionar esta opção, o programa limpará todos os dados existentes no disco escolhido.

Por este motivo, é aconselhável que o usuário faça backup dos dados importantes antes de ativar a função de particionamento automático.

Os requisitos do instalador são modestos. Deve exigir apenas 15 GB de espaço no disco rígido para funcionar. Em relação à segurança, o sistema não exige senha de root, mas utiliza ‘sudo’ para tarefas administrativas, facilitando a experiência do usuário.

Além disso, o bootloader GRUB é instalado no MBR e configurado por padrão para atrasar cinco segundos. Observe que se um ambiente de área de trabalho estiver instalado, o recurso de login automático estará ativado por padrão – economizando bastante tempo.

O recurso avançado está disponível agora na versão de teste do ramo de desenvolvimento mais recente do Sparky: Sparky 8. Para verificar e testá-lo, você deve inicializar seu sistema com a imagem ISO mais recente do Sparky, versão 2024.02.

Para atualizar para o instalador mais recente, os usuários devem executar um comando simples de duas etapas no terminal:
sudo apt update
sudo apt install sparky-backup-core

Depois de atualizado, iniciar o instalador CLI é simples:
sudo sparky-installer

Para mais detalhes, consulte o anúncio.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.