SparkyLinux 2021.09 lançado com base no futuro Debian 12 Bookworm

A equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma de lançamentos contínuos, o SparkyLinux 2021.09. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2021.09, como a atualização de setembro de 2021.

Novidades do SparkyLinux 2021.09

SparkyLinux 2021.09 lançado com base no futuro Debian 12 Bookworm
SparkyLinux 2021.09 lançado com base no futuro Debian 12 Bookworm

SparkyLinux 2021.09 é o primeiro lançamento na linha Semi-Rolling a migrar para os novos repositórios Debian Testing, que agora estão preparados para o próximo grande lançamento de uma das mais antigas e aclamadas distribuições Linux, o Debian 12 Bookworm.

Como tal, SparkyLinux 2021.09 está aqui para pavimentar o caminho para a próxima grande série estável da distro baseada em Debian, SparkyLinux 7.0 “Orion Belt”, que será baseada na série Debian 12 Bookworm.

Os usuários do SparkyLinux que desejam implantar a distribuição em novos computadores poderão aproveitar os pacotes Debian Bookworm (Testing) mais recentes a partir de 17 de setembro de 2021, o instalador gráfico Calamares 3.2.43 mais recente, bem como novos planos de fundo para o bootloader, tela inicial de inicialização, gerenciador de login e área de trabalho.

Além disso, o SparkyLinux 2021.09 vem com um novo aplicativo chamado lfm, que é um poderoso gerenciador de arquivos para o console UNIX baseado em Python, a ferramenta de linha de comando sparky-upgrade pré-instalada por padrão na imagem SparkyLinux MinimalCLI, o GCC 11 pré-instalado, mas não como padrão, e o kernel Linux 5.10.46 LTS.

Para os mais aventureiros entre nós, os repositórios instáveis ​​SparkyLinux incluem o kernel Linux 5.14.6 muito mais recente, bem como o Linux 5.15 Release Candidate mais recente, embora o último seja destinado apenas para fins de teste e não seja recomendado para uso em qualquer produção trabalhar.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2021.09

O SparkyLinux está disponível nas edições KDE, Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64/amd64).

Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:

sparky-upgrade

Se você usa o apt para esse tipo de trabalho, a atualização se resume apenas aos comandos abaixo:

wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -

Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Os usuários atuais do SparkLinux precisam apenas atualizar suas instalações das versões 2019.x, 2020.x ou 2021.x alterando os repositórios Debian para ‘bookworm’ e os repositórios SparkyLinux para ‘orion’ e, em seguida, fazer uma atualização completa do sistema até executando o comando sparky-upgrade.

A imagem ISO do SparkyLinux 2021.09 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.