SparkyLinux 2023.07 lançado com pacotes do Debian 13 Trixie

A equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua distribuição rolling, o SparkyLinux 2023.07. Confira as novidades e veja onde baixar.

Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.

Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.

A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.

E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2023.07.

Novidades do SparkyLinux 2023.07

SparkyLinux 2023.07 lançado com pacotes do Debian 13 Trixie
SparkyLinux 2023.07 lançado com pacotes do Debian 13 Trixie

Alimentado pela série de kernel Linux 6.3, o SparkyLinux 2023.07 traz pacotes dos próximos repositórios Debian 13 “Trixie” (Debian Testing) e SparkyLinux Testing, de onde os usuários podem instalar versões de kernel mais recentes ou LTS (Long-Term Support) como Linux 6.4, Linux 6.1 LTS ou Linux 5.15 LTS.

A boa notícia para os usuários que desejam instalar o SparkyLinux em seus computadores com o Secure Boot ativado é que a imagem ISO live do lançamento sem interrupção do SparkyLinux 2023.07 vem com o Secure Boot ativado por padrão.

Além disso, os desenvolvedores adicionaram o repositório de firmware não-livre do Debian para suporte de hardware de alto nível.

Entre outras mudanças dignas de nota na versão SparkyLinux 2023.07, há a adição do protetor de tela sparky-locker interno baseado em i3lock em vez de xscreensaver para as edições Xfce, LXQt e Openbox, remoção de todos os pacotes i386 dos ISOs amd64, como bem como novas obras de arte.

Além disso, esta versão adiciona o gerenciador de exibição LightDM em vez do SDDM para as edições Xfce, LXQt e Openbox, junto com a ferramenta lightdm-gtk-greeter-settings que permite configurar facilmente várias opções do LightDM.

Para a edição Openbox, esta versão também remove a opção Lock do jgmenu e adiciona uma nova opção LockScreen ao Openbox wm-logout para corrigir problemas de logout relatados por usuários de versões anteriores do SparkyLinux.

Sob o capô, encontramos o GCC 12.3.0 como o compilador padrão do sistema, Python 3.11.4, systemd 253-rc2 init system, LibreOffice 7.4.5 office suite, Mozilla Thunderbird 102.13.0 cliente de e-mail e Mozilla Firefox 102.13.0 ESR navegador da web (Firefox 115.0.2 ESR também está disponível nos repositórios SparkyLinux).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

O SparkyLinux 2023.07 está disponível para download agora no site oficial (links mais abaixo) como seis edições apresentando os mais recentes ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, Xfce 4.18, LXQt 1.2 e MATE 1.26, bem como MinimalGUI (Openbox 3.6.1) e MinimalCLI (modo de texto ) edições.

Esta será a base para o próximo grande lançamento estável do SparkyLinux, SparkyLinux 8 “The Seven Sisters”, que será baseado na próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 13 “Trixie”, com lançamento previsto para 2025.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2023.07

O SparkyLinux está disponível nas edições KDE, Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64/amd64).

Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:

sparky-upgrade

Se você usa o apt para esse tipo de trabalho, a atualização se resume apenas aos comandos abaixo:

wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -

Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.

sudo apt update
sudo apt full-upgrade

Os usuários atuais do SparkLinux precisam apenas atualizar suas instalações das versões 2019.x, 2020.x ou 2021.x alterando os repositórios Debian para ‘bookworm’ e os repositórios SparkyLinux para ‘orion’ e, em seguida, fazer uma atualização completa do sistema até executando o comando sparky-upgrade.

A imagem ISO do SparkyLinux 2023.03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.