SparkyLinux 2024.01 lançado com MLVWM, Calamares 3.3, e mais

E foi lançado o SparkyLinux 2024.01 com MLVWM, Calamares 3.3, e mais, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.

Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.

A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.

E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2024.01.

Novidades do SparkyLinux 2024.01

SparkyLinux 2024.01 lançado com MLVWM, Calamares 3.3, e mais
SparkyLinux 2024.01 lançado com MLVWM, Calamares 3.3, e mais

Desenvolvido para a série de kernel Linux 6.6 LTS, SparkyLinux 2024.01 é a primeira atualização da série SparkyLinux Rolling em 2024, adicionando todas as atualizações de pacotes dos repositórios Debian Testing (Debian Trixie) e SparkyLinux Testing a partir de 17 de janeiro de 2024.

Um dos recursos interessantes fornecidos com a versão SparkyLinux 2024.01 é o suporte para o gerenciador de janelas MLVWM X11, um gerenciador de janelas virtuais semelhante ao Macintosh que oferece aos usuários uma experiência clássica de desktop MacOS.

Os usuários poderão instalar o SparkyLinux com MLVWM usando o instalador de linha de comando.

Além de oferecer suporte ao gerenciador de janelas MLVWM, o instalador SparkyLinux CLI agora também oferece suporte a mais navegadores da web, incluindo SRWare Iron, LibreWolf, Midori, Min, Mullvad, Opera, Slimjet e ungoogled-chromium.

Além disso, o instalador SparkyLinux CLI agora oferece aos usuários uma saída de progresso ao copiar arquivos para uma unidade de disco.

Por outro lado, os desenvolvedores removeram a capacidade de instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos Btrfs em máquinas BIOS e a capacidade de instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos XFS usando o instalador CLI.

Claro, você ainda poderá instalar o SparkyLinux com o sistema de arquivos XFS usando o instalador gráfico Calamares, que foi atualizado para a versão mais recente do Calamares 3.3.1 no instantâneo SparkyLinux 2024.01.

Acompanhando os tempos, esta também é a primeira atualização do SparkyLinux Rolling a ser fornecida com o servidor de áudio PipeWire instalado por padrão em vez do PulseAudio. Claro, a versão mais recente do Pipewire 1.0.1 está disponível neste instantâneo ISO.

SparkyLinux 2024.01 está disponível para download como MinimalCLI, MinimalGUI (apresentando Openbox 3.6.1-11), KDE Plasma (apresentando KDE Plasma 5.27.10 LTS), Xfce (apresentando Xfce 4.18), LXQt (apresentando LXQt 1.4 .0) e edições MATE (apresentando MATE 1.26).

Embora a distribuição seja alimentada pela série de kernel Linux 6.6 LTS com suporte de longo prazo, você também poderá instalar o kernel Linux 6.7 mais recente ou os kernels Linux 6.1.73 LTS e Linux 5.15.147 LTS dos repositórios SparkyLinux.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2024.01

A imagem ISO do SparkyLinux 2024.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.