SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster

A equipe SparkyLinux anunciou uma atualização da série SparkyLinux 5 “Nibiru, o SparkyLinux 5.11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

SparkyLinux é uma distribuição rolling release (atualização continua) leve, rápida e simples, baseada no Debian testing.

SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster
SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster

SparkyLinux foi iniciado em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

Esse sistema baseia-se no ramo de “teste” do Debian e usa um “ciclo de lançamento contínuo” (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários.

Graças a maneira que é distribuída, ela pode ser usada em computadores modernos e também em PC´s antigos.

SparkyLinux oferece vários ambientes de desktop leves, incluindo o LXDE, Enlightenment, JWM, KDE, LXQt, OpenBox/JWM, MATE, Razor-QT e Xfce, todos ligeiramente personalizados e com plugins multimídia, conjuntos selecionados de apps, além de ferramentas próprias e personalizadas para facilitar diferentes tarefas.

Agora, a equipe de desenvolvimento SparkyLinux lançou hoje a atualização SparkyLinux 5.11 da série SparkyLinux 5 “Nibiru”.

Novidades do SparkyLinux 5.11

O SparkyLinux 5.11 chega quase dois meses após o SparkyLinux 5.10.1 para trazer todas as atualizações e correções de segurança mais recentes da série de sistemas operacionais Debian 10 “Buster”.

Entre alguns dos componentes atualizados incluídos nesta versão, há o navegador da web Mozilla Firefox 68.6.0 ESR, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.6.0, bem como o pacote de escritório do LibreOffice 6.1.5.

Sob o capô, o SparkyLinux 5.11 está usando o kernel Linux 4.19.98 LTS para sistemas de 32 bits e 64 bits e o kernel Linux 4.19.97 LTS para arquiteturas ARMhf.

Além disso, a imagem ISO contém nove novos e belos papéis de parede relacionados à natureza. Outra mudança trazida por esta atualização é o fato de o repositório SparkyLinux “stable” ter sido renomeado para “nibiru”.

Apesar disso, os usuários existentes executando a série SparkyLinux 5 “Nibiru” não precisam alterar os repositórios, pois os desenvolvedores confirmaram que os repositórios “estáveis” existentes funcionam como antes.

Além disso, eles não precisam fazer o download das novas imagens ISO para atualizar suas instalações. O SparkyLinux 5.11 está aqui apenas para novas implantações e vem como os sabores Xfce, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 5.11

Os atuais usuários existentes que executam a série do SparkyLinux 5 “Nibiru” devem atualizar suas instalações executando os comandos listados abaixo em um emulador de terminal.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Se você for um novo usuário, a imagem ISO do SparkyLinux 5.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.