Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical

Embora esse não seja o primeiro cliente Steam da loja, podemos dizer que o Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical.

Após um anúncio na LAS, a Canonical diz que está “vagando tudo” para melhorar os jogos Linux no Ubuntu. Como parte desse esforço, eles querem simplificar e suavizar os problemas atualmente envolvidos na configuração de uma configuração de jogos no Ubuntu.

E o topo de sua lista está trazendo o Steam para a Snap Store.

Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical

Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical
Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical

Sim. O Steam agora está na Snap Store, graças a Canonical. O novo aplicativo Steam Snap é empacotado pela Canonical e não pela Valve (não se sabe se a Valve está interessada em apoiá-lo oficialmente se for bem-sucedido).

Como este é o “acesso antecipado”, Ken VanDine, da Canonical, alerta para esperar bugs e lacunas nos recursos, integração e desempenho, mas acrescenta que sua equipe “iterará rapidamente” para corrigir as coisas à medida que surgirem.

Quer experimentar? Contanto que você esteja executando uma versão suportada do Ubuntu – sim, mesmo que seja o Ubuntu 18.04 LTS – você pode instalar o Steam Snap do canal beta executando:
sudo snap install steam --beta

Por fim, inicie o Steam e prossiga para entrar, configurar sua conta e baixar jogos da sua biblioteca para chutar os pneus (ou pneus, se preferir).

O líder de desktop do Ubuntu, Ken VanDine, diz que a versão beta do Steam “deve funcionar com jogos nativos do Linux e versões Proton 5.13 e anteriores”, mas observa que a versão --edge funcionará com versões mais recentes do Proton assim que o ‘snapd tiver a nova interface que adicionado’ que deve cair em breve.

Mais detalhes sobre o Discourse (que é provavelmente o melhor lugar para qualquer feedback também).

Curiosamente, como parte deste anúncio, a Canonical também revelou que está contratando uma equipe inteira dedicada a melhorar a experiência de jogo no Ubuntu – então provavelmente veremos mais iniciativas, ideias e abordagens como essa nos próximos meses.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.