Suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado

Além dos eReaders NOOK com mais de uma década, também o suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado.

No ano passado, a Barnes & Noble anunciou que neste verão encerrará o suporte aos eReaders NOOK com mais de uma década.

Agora, a empresa adicionou tablets NOOK mais antigos à lista de dispositivos que chegarão ao fim de sua vida útil em junho de 2024.

Suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado

Suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado
Suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado – Nook HD+ (2014)

Sim. Além dos eReaders NOOK com mais de uma década, também o suporte a tablets NOOK de 2013 e anteriores será encerrado. Não é como se esses dispositivos se transformassem em abóboras em dois meses, mas perderão o suporte para muitos recursos básicos.

A partir de junho, os usuários não poderão comprar novo conteúdo na loja B&N, registrar uma nova conta B&N ou fazer login em dispositivos com uma conta NOOK nos dispositivos afetados.

Mas os usuários poderão continuar lendo o conteúdo baixado antes da data de encerramento. E você ainda poderá carregar EPUB, PDF, PDB ou outros arquivos nos dispositivos.

Aqui está a lista completa de dispositivos que não terão mais suporte após junho:

eReaders Tablets
NOOK Simple Touch (2011)
NOOK Simple Touch w/GlowLight (2012)
NOOK GlowLight (2013)
NOOK Color (2010)
NOOK Tablet (2012)
NOOK HD (2012)
NOOK HD+ (2012)

Em outras palavras, cada tablet que a B&N vendeu em seu próprio nome antes de decidir encerrar o negócio está perdendo suporte para os serviços online NOOK.

Cada tablet vendido pela livraria desde então é um dispositivo de marca conjunta que é basicamente uma versão ligeiramente modificada de um tablet Samsung ou Lenovo existente.

Embora não seja tão surpreendente ver uma empresa decidir encerrar o suporte para dispositivos com mais de uma década, normalmente isso significa que os usuários não receberão mais atualizações de recursos ou segurança.

Mas a B&N está indo um passo além e impedindo que esses dispositivos façam login em contas online ou comprem e baixem conteúdo.

Ainda assim, a situação é provavelmente um pouco mais positiva para as pessoas que estão usando um NOOK Color, NOOK Tablet ou NOOK HD/HD+ do que para aqueles com um dos eReaders afetados.

Isso ocorre porque esses tablets executam uma versão ligeiramente modificada do Android, permitindo a execução de muitos aplicativos de terceiros.

Dito isso, esses tablets estão presos em versões bastante antigas do Android que podem não ter suporte para todos os aplicativos e recursos mais recentes. E embora existam ROMs de terceiros disponíveis para alguns modelos, a maioria ainda está limitada ao Android 7 ou anterior.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.