SUSE Linux Enterprise 15 SP5 lançado com muitas mudanças

A equipe do SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 SP5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SUSE Linux Enterprise é uma plataforma interoperável para computação de missão crítica. O SUSE Linux Enterprise Desktop é um desktop Linux de qualidade empresarial, pronto para uso comercial rotineiro.

Ele fornece interoperabilidade com sistemas existentes e muitos aplicativos de escritório. Ele também oferece flexibilidade para clientes de desktop e notebook, dispositivos thin client e estações de trabalho técnicas de ponta.

O SUSE Linux Enterprise Server foi projetado para lidar com cargas de trabalho de missão crítica.

É uma solução aberta e escalável, que vem com virtualização baseada em Xen, segurança de aplicativos e gerenciamento de sistemas integrados em uma variedade de arquiteturas de hardware.

O SUSE Linux Enterprise Server fornece interoperabilidade com o Windows e outras plataformas e fornece uma base segura para uma ampla gama de necessidades de ponta, departamentais e de data center.

Agora, a SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 5.

Novidades do SUSE Linux Enterprise 15 SP5

SUSE Linux Enterprise 15 SP5 lançado com muitas mudanças
SUSE Linux Enterprise 15 SP5 lançado com muitas mudanças

O SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 15 introduz muitas mudanças inovadoras em comparação com o SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 12. As alterações mais importantes estão listadas abaixo.

Migração do openSUSE Leap para SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension

A partir do SLE 15, há o suporte à migração do openSUSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 15.

Mesmo que você decida começar com a distribuição comunitária gratuita, poderá atualizar facilmente para uma distribuição com suporte de classe empresarial .

Pesquisa Estendida de Pacotes

Use o novo comando Zypper zypper search-packages para pesquisar em todos os repositórios SUSE disponíveis para seu produto, mesmo que ainda não estejam ativados.

Essa funcionalidade torna mais fácil para administradores e arquitetos de sistema encontrarem os pacotes de software necessários. Para fazer isso, ele utiliza o SUSE Customer Center.

Kit de desenvolvimento de software

Com o SLE 15, o Kit de Desenvolvimento de Software agora está integrado aos produtos. Os pacotes de desenvolvimento são empacotados juntamente com os pacotes regulares. Além disso, o módulo Development Tools contém ferramentas para desenvolvimento.

RMT Substitui SMT

A SMT (Ferramenta de Gerenciamento de Assinaturas) foi removida. Em vez disso, o RMT (Repository Mirroring Tool) agora permite espelhar repositórios SUSE e repositórios personalizados.

Você pode então registrar sistemas diretamente com o RMT. Em ambientes com segurança reforçada, o RMT também pode fazer proxy de outros servidores RMT.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SUSE Linux Enterprise 15 SP5

A imagem ISO do SUSE Linux Enterprise 15 SP5 já pode ser baixada acessando a página de produtos da empresa.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.