Tablets E Ink movidos a energia solar podem estar chegando

Graças a parceria entre a fabricante de células solares Exeger com a E Ink, os tablets E Ink movidos a energia solar podem estar chegando.

As telas E Ink são conhecidos por suas qualidades de papel, incluindo a capacidade de visualizar as telas usando apenas a iluminação ambiente.

Na verdade, ao contrário da maioria dos monitores eletrônicos, os monitores sem reflexo geralmente ficam melhores sob a luz direta do sol do que em ambientes fechados.

E em breve você poderá comprar tablets E Ink e outros dispositivos que também usam a luz solar como fonte de energia.

O fabricante de células solares Exeger anunciou uma parceria com a E Ink para desenvolver designs de referência para “eNotes e outros produtos de tinta eletrônica” com suporte para carregamento solar.

Tablets E Ink movidos a energia solar podem estar chegando

Tablets E Ink movidos a energia solar podem estar chegando
Tablets E Ink movidos a energia solar podem estar chegando

Os monitores E Ink normalmente consomem muito menos energia do que os monitores LCD ou OLED, pois eles só usam eletricidade quando a página é atualizada, e normalmente não precisa ser atualizado com muita frequência se você estiver usando principalmente um dispositivo E Ink para ler eBooks ou documentos.

Essa é uma das razões pelas quais os dispositivos E Ink, como Kindle, Kobo e NOOK eReaders, têm duração de bateria medida em semanas, em vez de dias.

Mas também significa que não é preciso muita energia para recarregar uma bateria, o que pode tornar o carregamento solar uma boa opção.

Embora você tenha que deixar um pequeno carregador solar exposto ao sol por muito tempo para gerar energia suficiente para manter seu telefone ou laptop funcionando por mais de alguns minutos, uma pequena carga ajuda muito com um dispositivo E Ink.

A Exeger diz que seu primeiro produto protótipo é um tablet E Ink com uma capa que apresenta a tecnologia de carregamento solar “Powerfoyle” da empresa, que converte luz em energia.

Diz-se que funciona não apenas com a luz do sol, mas com “todas as formas de luz”, o que significa que, desde que você não guarde seu dispositivo em um local escuro, ele deve gerar eletricidade que pode “prolongar significativamente a vida útil da bateria do eNote quando exposto à luz”

Vale a pena notar que a empresa não afirma que seu estojo de carregamento fornecerá energia suficiente para garantir que você nunca precise conectar o eNote a uma fonte de energia. Mas talvez possa ajudar a prolongar a vida útil da bateria de semanas para meses.

A Exeger e a E Ink exibirão sua solução de estojo de carregamento solar eNote + no show Touch Taiwan de 19 a 21 de abril, mas não há informações sobre se ou quando você realmente poderá comprar um, e se eventualmente chegar para o mercado, provavelmente não terá os nomes Exeger ou E Ink na capa.

As empresas estão posicionando isso como um design de referência, o que significa que esperam que outras empresas licenciem a ideia e produzam seus próprios produtos usando a tecnologia.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.