Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor

O Projeto Tails anunciou o lançamento e a disponibilidade imediata do sistema Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor. Confira essa e outras novidades e descubra onde baixar a distro.


Tails ou The Amnesic Incognito Live System (também conhecido como sistema operacional anônimo), é um sistema operacional baseado no Linux, que é projetado para proteger a privacidade do usuário enquanto navega na Internet. Por conta disso, ele foi usado pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden, para se manter fora do olhos do governo americano.

Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor
Lançado Tails 3.6 com Kernel Linux 4.15 e últimas atualizações do Tor

O Tails é Baseado no Debian e usa o ambiente desktop GNOME Shell. O sistema roda em modo live (através de um pendrive USB, cartão SD ou DVD) e não deixa rastros quando você se comunica pela internet, pois o sistema encripta tudo que for possível, usando ferramentas de criptografia para embaralhar as informações de seus arquivos, e-mails e mensagens instantâneas.

Ele funciona assim porque seu objetivo principal é preservar a sua privacidade e anonimato, para ajudá-lo a usar a Internet de forma anônima, e se necessário, burlar a censura.

No Tails, todas as conexões à Internet são forçados a passar pela rede Tor. Assim, não fica nenhum rastro no computador que você está usando, a menos claro, que você peça isso explicitamente.

Novidades do Tails 3.6

A versão mais recente do projeto, Tails 3.6, facilita o bloqueio e o desbloqueio da área de trabalho e melhora os aplicativos persistentemente instalados, permitindo que o software seja configurado em segundo plano, sem bloquear o carregamento da área de trabalho do GNOME.

Agora, quando Tails não inicia o GNOME, será mensagem de erro indicando o nome da placa gráfica.

Desenvolvido com o último kernel do Linux 4.15 com patches para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter, e com a implementação mais recente do TOR Browser e Tor client/server, o Tails 3.6 traz componentes atualizados como o Electrum 3.0.6 e o Mozilla Thunderbird 52.6 .0, bem como novas funcionalidades e melhorias.

A distribuição agora fornece o pdf-redact-tools, uma ferramenta de linha de comando para remover metadados de documentos PDF e redigir arquivos PDF, convertendo-os em imagens PNG.

Outros recursos novos incluídos no Tails 3.6 são a ativação de um perfil AppArmor para o Mozilla Thunderbird (para obter segurança adicional) e um backend muito aprimorado do recurso de persistência do Software adicional, que agora está sempre instalado, mesmo quando você está desconectado, e é executado em segundo plano, após a sessão ter iniciado.

Nessa versão, é possível bloquear a tela clicando no botão que fica no menu do sistema. Se o usuários configurar uma senha de administração ao iniciar o Tails, pode desbloquear a tela com essa senha de administração. Caso contrário, ele pode configurar uma senha para desbloquear a tela ao bloqueá-la pela primeira vez.

O Tails 3.6 também atualiza o iniciador de documentação Tails da área de trabalho para abrir quando está online. O sistema instala automaticamente drivers de gráficos para a API Video Acceleration, para melhorar o suporte para inúmeras GPUs e também entrega ports de vários scripts de shell internos para o Python.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Tails

Para saber mais sobre a distribuição Tails, clique nesse link.

Baixe e experimente o Tails 3.6

A imagem ISO do Tails 3.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock