Tails 4.28 lançado com programas atualizados e correções

E foi lançado o Tails 4.28 com programas atualizados, correções, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.28, uma versão que foi apenas atualizada com os principais componentes do sistema, além de alguns erros.

Novidades do Tails 4.28

Tails 4.28 lançado com programas atualizados e correções
Tails 4.28 lançado com programas atualizados e correções

A nova versão do Tails 4.28 chega com as atualizações relevantes do Tor Browser para a versão 11.0.7, Thunderbird para a versão 91.6.1 e Tor para a versão 0.4.6.10.

Quanto à atualização do Tor Browser 11.0.7, esta versão do navegador chega em sincronia com a base de código Firefox 91.7.0 ESR, que corrige 5 vulnerabilidades.

Enquanto para a parte de rede Tor atualizada 0.4.6.10 esta versão contém pequenas correções de bugs, mas uma em particular é que o serviço Onion v2 já estava desabilitado nas versões anteriores, então essa mudança não deve fazer nenhuma diferença, exceto que não irá mais anunciá-lo na rede, mais os arquivos geoip são atualizados para corresponder ao banco de dados de localização do IPFire.

Quanto ao Thunderbird para a versão 91.6.1, a nova versão traz as visualizações de convites de reunião geradas pelo Thunderbird por padrão, além do problema de que os e-mails não eram baixados na inicialização em algumas condições foi corrigido, também os números de porta não estavam sendo exibidos no “Confirmar Caixa de diálogo Exceção de segurança” para conexões CalDAV e várias correções de segurança

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do Tails 4.28:

  • NoScript 11.3.7
  • Atualizado o estilo da barra de mensagens na página “about:preferences#tor”.
  • Extração fornecida do Tor Browser de seu próprio arquivo.
  • Log de depuração habilitado para obfs4proxy.
  • A infraestrutura de teste fornece um teste da distribuição usando uma rede Tor real.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.28

Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.