Tails 5 lançado com base no Debian 11 Bullseye

E foi lançado o Tails 5 ccom base no Debian 11 Bullseye, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 5.

Novidades do Tails 5

Tails 5 lançado com base no Debian 11 Bullseye
Tails 5 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Já se passaram mais de dois anos e meio desde o lançamento da série Tails 4.x, que foi baseada na série de sistemas operacionais Debian 10 Buster, e o Tails 5.0 está aqui para fornecer aos usuários uma atualização mais sistema atual baseado na mais recente série de sistemas operacionais Debian 11 Bullseye.

Isso significa que vários componentes principais e aplicativos padrão foram transferidos para versões mais recentes dos repositórios Debian 11, incluindo o ambiente de desktop GNOME, da versão 3.30 a 3.38, que agora vem com a visão geral de atividades para acessar janelas e aplicativos.

Outras atualizações importantes de aplicativos incluem o pacote de escritório LibreOffice 7.0 da versão 6.1, visualizador de imagens GIMP 2.10.22 da versão 2.10.8, editor Inkscape 1.0 SVG da versão 0.92, editor de áudio Audacity 2.4.2 da versão 2.2.2, bem como MAT 0.12 ferramenta de remoção de metadados da versão 0.8.

Um novo pacote foi adicionado ao Tails 5.0 para facilitar a criptografia de texto e arquivos, o Kleopatra, que é um gerenciador de certificados e interface gráfica de usuário para o popular GnuPG, implementação completa e gratuita do protocolo OpenPGP.

Os desenvolvedores explicaram que:

“O Applet OpenPGP não foi mais desenvolvido ativamente e foi complicado para nós mantermos no Tails. O utilitário Password and Keys também foi mal mantido e os usuários do Tails sofreram com muitos de seus problemas até agora. O Kleopatra fornece recursos equivalentes em uma única ferramenta e é desenvolvido de forma mais ativa.”

Outras mudanças dignas de nota da versão Tails 5.0 incluem a ativação do recurso de Software Adicional do Armazenamento Persistente por padrão para tornar mais fácil e rápido para os usuários configurarem pacotes de software adicionais, o navegador anônimo Tor Browser 11.0.11 mais recente, suporte aprimorado para Volumes criptografados VeraCrypt, bem como suporte para impressão e digitalização sem driver.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

O próximo lançamento, Tails 5.1, está programado para o final do mês, em 31 de maio de 2022.

Baixe e experimente o Tails 5

Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.