Tails 6 lançado com base no Debian 12 e GNOME 43

E foi lançado o Tails 6 com base no Debian 12 e GNOME 43, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 6.

Novidades do Tails 6

Tails 6 lançado com base no Debian 12 e GNOME 43
Tails 6 lançado com base no Debian 12 e GNOME 43

Sim. Tails foi atualizada para a versão 6.0, uma versão importante que apresenta novos recursos e componentes atualizados.

Baseado na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 Bookworm, o Tails 6.0 vem com o ambiente de desktop GNOME 43 por padrão e apresenta detecção de erros para armazenamento persistente para ajudá-lo a diagnosticar falhas de hardware, proteção contra dispositivos USB maliciosos e suporte para montagem automática de dispositivos externos.

O novo recurso de montagem automática oferece suporte a dispositivos criptografados, portanto, você será solicitado a inserir uma senha para desbloquear a criptografia automaticamente.

No entanto, lembre-se de que a nova “proteção contra dispositivos USB maliciosos” ignorará automaticamente qualquer dispositivo conectado ao seu computador enquanto a tela estiver bloqueada.

Com a nova atualização do desktop GNOME 43, Tails 6.0 também introduz suporte para modo escuro. Além disso, agora existe um modo Night Light que altera a tela para cores mais quentes e menos brilho. Além disso, o GNOME 43 traz um recurso integrado de captura de tela e screencast.

Também está incluída nesta versão uma configuração mais fácil de contas do Gmail no cliente de e-mail Mozilla Thunderbird, pois agora você pode fazer login diretamente e não precisa configurar nada especial.

Pra completar, as senhas do Armazenamento Persistente agora são geradas nos idiomas catalão, alemão, italiano, português e espanhol.

Os softwares padrão incluídos no Tails 6.0 são o navegador anônimo Tor Browser 13.0.10, gerenciador de senhas KeePassXC 2.7.4, carteira Bitcoin Electrum 4.3.4, ferramenta de privacidade Metadata Cleaner 2.4.0, editor SVG Inkscape 1.2.2, editor de áudio Audacity 3.2.4, editor de imagens GIMP 2.10.34 e gerenciador de certificados Kleopatra 22.12.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 6

A imagem ISO do Tails 6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes terão que realizar uma atualização manual seguindo estas instruções.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.