Teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto

Lukasz Erecinski informou que o teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto, possivelmente, ainda este ano.

O teclado oficial da PinePhone está em desenvolvimento há meses e agora está quase pronto para ser usado. Ele pode entrar em produção no próximo mês ou depois, e os clientes devem poder comprar um ainda este ano.

Na atualização Pine64 de julho de 2021, Lukasz Erecinski observa que o design do hardware está quase finalizado e, graças ao trabalho da Megi com um protótipo de pré-produção, o teclado PinePhone será enviado com firmware “totalmente aberto”.

Teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto

Teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto
Teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto

Sim. O Teclado PinePhone será fornecido com firmware de código aberto. Como a maioria dos smartphones, o PinePhone é basicamente um computador de bolso com tela sensível ao toque e recursos sem fio, incluindo suporte para WiFi, Bluetooth e conexões de dados e voz de celular 4G.

Mas, uma vez que foi projetado para rodar distribuições Linux ao invés de software mobile-first como Android ou iOS, o PinePhone é um pouco mais parecido com um computador do que a maioria dos telefones.

E o complemento de teclado oficial da PinePhone basicamente transformará o telefone Linux pequeno e barato em um laptop Linux pequeno e barato.

O teclado é conectado ao telefone conectando-se aos pinos do pogo escondidos pela tampa traseira do telefone.

Para fazer isso, o teclado na verdade substitui a tampa traseira do telefone, o que também significa que o telefone está firmemente alojado no lugar quando conectado ao teclado, e que segurar o dispositivo como um telefone com o complemento do teclado no lugar será uma espécie de desajeitado.

Mas se você estiver disposto a fazer essa troca, você obtém um teclado QWERTY projetado para digitação de toque (pense no dispositivo Psion Revo em vez do teclado de polegar do BlackBerry), que deve tornar a entrada de texto muito mais fácil, esteja você programando em movimento, escrevendo e-mails ou apenas navegando na web.

Há também uma bateria extra no teclado, o que deve estender o tempo de execução do telefone.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.