Telas dobráveis da Samsung incluem telas de três dobras e deslizantes

Mais uma da CES 2022, onde os novos conceitos de telas dobráveis da Samsung incluem telas de três dobras e deslizantes.

A Samsung vende smartphones com telas OLED dobráveis ​​desde 2019, mas até agora a empresa manteve basicamente os telefones que se dobram ao meio, vertical ou horizontalmente.

Mas agora a empresa está exibindo protótipos de dispositivos que usam tecnologia de display flexível de maneiras diferentes.

Telas dobráveis da Samsung incluem telas de três dobras e deslizantes

Telas dobráveis da Samsung incluem telas de três dobras e deslizantes
Telas dobráveis da Samsung incluem telas de três dobras e deslizantes

Na CES 2022, a Samsung está demonstrando quatro novos conceitos que chama de Flex S, Flex G, Flex Note e Flex Slideable.

Samsung Flex S e Flex G (tripla)
Esses monitores são projetados para dobrar em dois pontos ao invés de um, efetivamente dividindo a tela em três partes. Quando desdobrado, você tem um tablet de tela ampla. Dobrado, você tem um dispositivo de bolso.

O Flex S da Samsung foi projetado para dobrar… como a letra S, com um design semelhante a um acordeão em que você dobra uma borda para que cubra uma parte da tela, deixando apenas um terço ainda visível.

Em seguida, você pode dobrar para trás e segurar o dispositivo como um telefone com uma única tela exposta.

Flex G, por sua vez, é uma tela onde ambas as bordas dobram para dentro, resultando em um dispositivo menor e portátil com toda a tela coberta e protegida (embora eu suponha que esse tipo de design também funcione com uma tela de cobertura secundária que você pode usar quando o a tela principal é dobrada.

Samsung Flex Slideable
A tela Flex Slideable é mais uma tela enrolável do que dobrável. Uma parte da tela fica oculta atrás da seção principal e desliza para fora quando você deseja o espaço extra da tela.

Já vimos esse tipo de tecnologia antes – a LG estava desenvolvendo um telefone com tela deslizante em 2020, mas ele foi descartado quando a empresa decidiu encerrar totalmente seu negócio de smartphones.

E a Oppo na verdade construiu um telefone totalmente funcional com display deslizante em 2021, mas era apenas um “aparelho conceito” e nunca foi lançado como um dispositivo comercial.

Não há nenhuma palavra sobre se ou quando o Flex Slideable da Samsung se tornará uma coisa real que você pode comprar, mas a demonstração da Samsung sugere que a tecnologia está sendo usada para mais do que apenas um pouco de espaço na tela.

Por exemplo, pode permitir que você acesse um iniciador de aplicativo ou teclas de atalho quando estendido, sem perder a visão do aplicativo que já estava na tela.

Samsung Flex Note
Esta tela OLED flexível de 17 polegadas dobra-se ao meio, tornando possível usá-la como um tablet de tela grande ou um laptop de 13 polegadas, onde a parte inferior é usada para um teclado virtual ou outros controles de aplicativo.

Você também deve ser capaz de segurá-lo no centro com uma ligeira dobra para dentro para usar a tela como um livro.

E se isso soa familiar, é porque este conceito é muito semelhante ao Asus Zenbook 17 Fold que foi anunciado esta semana e que deve chegar ao mercado no segundo trimestre de 2022.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.