Tesseract 5.2 lançado com alguns ganhos de desempenho

E foi lançado o Tesseract 5.2 alguns ganhos de desempenho de CPUs com suporte a AVX-512F. Confira as novidades dessa atualização.

Com o passar do tempo, mais projetos de código aberto estão começando a usar melhor o suporte ao AVX-512, mesmo que ele não esteja mais habilitado nos processadores Alder Lake mais recentes.

Depois de relatar as grandes vitórias do AVX-512 para a análise de JSON com simdjson, outro projeto de código aberto encontrando ganhos é o mecanismo de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) Tesseract.

Agora, o Tesseract 5.2 foi lançado na quarta-feira (6/7) como o mais novo lançamento de recurso para este mecanismo de OCR de código aberto que está em desenvolvimento desde os anos 80 com a HP, enquanto na última década e meia foi trabalhado como um projeto de código aberto pelo Google.

Novidades do Tesseract 5.2

Tesseract 5.2 lançado com alguns ganhos de desempenho
Tesseract 5.2 lançado com alguns ganhos de desempenho

O Tesseract continua sendo um dos principais mecanismos de OCR e, com a versão v5.2, pode obter alguns ganhos de desempenho de CPUs com suporte a AVX-512F.

O suporte do AVX-512F para o Tesseract foi fundido no início deste ano com o desenvolvedor encontrando uma redução de cerca de 10% no tempo de execução para o benchmark específico que ele estava usando (lstm_squashed_test).

Embora ele tenha notado que o desempenho do Apple M1 ainda era “muito melhor” do que o desempenho habilitado para Intel AVX-512F, por puxar.

O Tesseract OCR 5.2 também possui melhorias em seu sistema de compilação e CI, melhor manipulação de PDFs muito grandes em sistemas de 32 bits, correção da detecção de Arm NEON no FreeBSD e várias outras melhorias e correções.

Para saber mais sobre essa versão do Tesseract, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.