Alternativa ao Signal, Threema se tornou um software de código aberto

Considerado uma alternativa ao Signal, principalmente por não precisar de um número de telefone, o aplicativo Threema se tornou um software de código aberto.

Threema é um serviço de mensagens criptografadas que tem competido como uma alternativa de Signal até agora. Em termos de recursos, privacidade e segurança, o Threema está à altura do Signal Messenger. No entanto, até o momento ele não era de código aberto.

Agora, a empresa anunciou que os aplicativos Threema se tornarão totalmente de código aberto, com suporte a compilações reproduzíveis, nos próximos meses.

Alternativa ao Signal, Threema se tornou um software de código aberto

Alternativa ao Signal, Threema se tornou um software de código aberto
Alternativa ao Signal, Threema se tornou um software de código aberto

Atualmente, temos vários aplicativos de mensagens seguras e privadas que podem ser usados ​​para comunicação criptografada.

Mas alguns serviços de mensagens armazenam mensagens nos servidores da empresa, enquanto em alguns serviços de mensagens criptografadas, a empresa não pode acessar os dados do usuário. Threema pertence à última categoria.

A melhor parte do Threema é que ele pode atribuir ao usuário um ID exclusivo, por isso não precisa de um número de telefone para funcionar, ao contrário do WhatsApp ou Hike.

Em janeiro de 2020, a Threema adquiriu mais de 8 milhões de usuários, incluindo mais de 2 milhões de usuários da solução de negócios “Threema Work” (que inclui cerca de 5.000 organizações).

A mudança para o código aberto certamente ajudará a ganhar a confiança de vários usuários céticos. Com o código aberto, será mais fácil para qualquer pessoa revisar a segurança dos aplicativos e verificar seu código de forma independente.

Mas apesar de toda a semelhança, Threema não deve ser confundido com aplicativos como o Telegram, que visa principalmente o consumidor médio.

O Threema é mais um produto premium que oferece uma variedade de recursos como mensagens de voz/texto, grupos, listas de distribuição, compartilhamento de arquivos e compartilhamento de localização.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.