Tor Browser 12 lançado com base no Firefox 102 ESR Series

E foi lançado o Tor Browser 12 com base no Firefox 102 ESR Series, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.

O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.

Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).

Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.

Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.

Agora, o Projeto Tor anunciou o lançamento do Tor Browser 12 como a versão estável mais recente deste navegador de código aberto para navegação anônima na Internet com base no Tor e no Mozilla Firefox.

Novidades do Tor Browser 12

Tor Browser 12 lançado com base no Firefox 102 ESR Series
Tor Browser 12 lançado com base no Firefox 102 ESR Series

Tor Browser 12.0 é uma atualização importante para o navegador baseado no Firefox, alimentado pelas tecnologias anônimas Tor e vem com atualizações internas baseadas na última série Firefox ESR (Extended Support Release), ou seja, Mozilla Firefox 102.

Para usuários de desktop, a versão 12.0 do Navegador Tor oferece suporte a várias localidades, o que significa que você não precisa mais pesquisar e baixar pacotes de idiomas do site oficial se quiser usar o Navegador Tor em outros idiomas além do inglês.

Todos os idiomas suportados agora estão incluídos no mesmo pacote, sem aumentar muito seu tamanho.

Nas notas de lançamento, os desenvolvedores disseram que:

“Agrupar vários idiomas em um único download deve aumentar o tamanho do arquivo do Navegador Tor – estamos muito conscientes disso; no entanto, encontramos uma maneira de economizar eficiência em outro lugar, o que significa que a diferença no tamanho do arquivo entre o Tor Browser 11.5 e 12.0 é menor.”

Os usuários podem alternar facilmente entre os idiomas suportados por meio do menu Idioma nas configurações gerais.

O Projeto Tor recomenda reiniciar o navegador da web após alterar o idioma para garantir que a alteração tenha um efeito completo. Se você atualizar sua instalação anterior, as configurações de idioma serão preservadas.

Para usuários do Android, o Navegador Tor 12.0 habilita o modo Somente HTTPS por padrão para melhor segurança e para protegê-lo contra ataques de remoção de SSL, e adiciona uma nova opção na seção Privacidade e Segurança para permitir que você priorize sites .onion, um recurso que, quando ativado, redireciona você automaticamente para o site .onion correspondente do respectivo site se tiver o Onion-Location configurado.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão adiciona suporte para os idiomas albanês (sq) e ucraniano (Reino Unido), adiciona suporte nativo Apple Silicon, adiciona suporte para a versão mais recente do Tor 0.4.7.12, adiciona suporte para Go 1.19.3 e melhora o Tor Launcher e o recurso letterboxing.

Para saber mais sobre essa versão do Tor Browser 12, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Tor Browser nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o Tor Browser Launcher no Linux via Flatpak
Tor no Linux: veja como instalar manualmente
Tor no Ubuntu e derivados – veja como instalar a última versão

Você também pode atualizar seu navegador Tor existente por meio de atualizações OTA (Over-the-Air) abrindo a caixa de diálogo Sobre o navegador Tor no menu Ajuda.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.