Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

Foi lançado na Google Play Store o Tor Browser 8.5 para Android. Confira os detalhes desse importante lançamento e veja onde baixar para instalar.

Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.

O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.

Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store
Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.

Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

A versão estável do Tor Browser para Android 8.5 foi lançada recentemente na Play Store do Google, com recursos embutidos de criptografia, anti-rastreamento, bloqueio de impressões digitais e multicamadas para contornar a censura.

Esta é a primeira versão oficial e estável do Android lançada pelo Projeto Tor na Play Store do Google, com o aplicativo também disponível através do repositório de software Android mantido pela comunidade F-Droid.

A equipe responsável pelo Tor Browser para Android lançou a primeira versão alfa do aplicativo para Android em setembro de 2018 e, desde então, trabalhou 24 horas por dia para trazer o máximo de recursos disponíveis no aplicativo de desktop para a versão móvel.

De acordo com o comunicado de imprensa do Tor Browser 8.5:

“Garantimos que não há desvios de proxy, que o isolamento primordial esteja ativado para protegê-lo do rastreamento de sites cruzados e que a maioria das defesas de impressões digitais esteja funcionando. Embora ainda existam lacunas de recursos entre a área de trabalho e o Android Tor Browser, estamos confiantes de que o Tor Browser para Android fornece essencialmente as mesmas proteções que podem ser encontradas em plataformas de desktop.”

O Android foi adicionado à lista de plataformas suportadas porque:

“A navegação móvel está aumentando em todo o mundo e, em algumas partes, é comumente a única maneira de as pessoas acessarem a Internet. Nessas mesmas áreas, muitas vezes há vigilância pesada e censura on-line, por isso, tornamos uma prioridade alcançar esses usuários”.

Uma lista de recursos que ainda precisam ser adicionados à versão Android do Tor Browser está disponível no sistema de rastreamento de problemas do projeto (issue tracking system).

O anúncio também observa que, embora uma versão do Tor Browser para iOS não possa ser lançada na Apple App Store, devido a várias restrições impostas pela Apple, o aplicativo Onion Browser desenvolvido por Mike Tigas e o Guardian Project é a opção recomendada para a plataforma iOS.

Fundação Mozilla quer integrar o Tor no Firefox

No dia 6 de maio, a equipe do Tor Project anunciou o lançamento do Tor Browser 8.0.9 para plataformas de desktop que corrigiu um problema que desabilitaria automaticamente o NoScript e o HTTPS-Everywhere usados ​​pelo aplicativo depois que o Mozilla deixasse seu certificado de assinatura intermediária expirar.

Dois dias depois, a Mozilla anunciou no relatório Research Grants 2019H1 da empresa um interesse em “potencialmente integrar mais do Tor no Firefox, com o objetivo de fornecer um modo Super Private Browsing (SPB) para nossos usuários”.

Em resposta, a equipe do Tor Project disse o seguinte:

“Integrar o Tor ao Firefox traria uma navegação privada real e uma experiência de internet mais segura para um número sem precedentes de pessoas ao redor do mundo. Mas o Tor nunca foi implementado nesta escala e há muitas considerações a serem feitas antes que a Mozilla experimente.”

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.