Transmission 3.0 lançado com grandes melhorias e novos recursos

Depois de mais de dois anos de trabalhos, finalmente o Transmission 3.0 foi lançado com grandes melhorias. Confiras as novidades e veja como instalar esse update.

Transmission é um cliente de BitTorrent multiplataforma que apresenta uma interface gráfica bem prática, leve e simples. O programa é um software de código aberto, licenciado sob a licença MIT.

Transmission 3.0 lançado com grandes melhorias e novos recursos
Transmission 3.0 lançado com grandes melhorias e novos recursos

Agora, após mais de dois anos em obras, o cliente BitTorrent de código aberto e de plataforma cruzada Transmission 3.0 foi lançado como uma versão principal com muitos novos recursos e melhorias.

O Transmission 3.0 vem mais de dois anos após a versão 2.94, que provavelmente muitos de vocês estão usando atualmente em seus computadores pessoais para baixar arquivos torrent ou magnéticos da Internet.

Novidades do Transmission 3.0

Como você pode esperar, esta é uma atualização maciça que traz novos recursos para a Transmission, junto com novos recursos, correções de bugs e outros aprimoramentos para tornar seu torrent mais agradável.

O cliente GTK+ recebeu atalhos de teclado para fila para cima e para baixo, um arquivo .desktop moderno, arquivo AppData, uma variante simbólica de ícone da barra superior do desktop GNOME e o tema Alto Contraste, suporte gettext para traduções de idiomas e uma nova tradução para o português (Portugal )

Por outro lado, o cliente Qt agora suporta o Qt 5.2 e fica muito melhor nos monitores HiDPI/4K. Novas traduções para africâner, catalão, dinamarquês, grego, norueguês e esloveno também foram adicionadas, além da capacidade de exibir dicas de ferramentas nas propriedades do torrent quando o nome do torrent não se encaixa.

A capacidade de classificar torrents por progresso quando houver transferências magnéticas foi corrigida no cliente Qt, bem como a capacidade de lixeira do arquivo .torrent após a adição.

Além disso, o uso de memória drenado pelas propriedades do torrent (árvore de arquivos) foi reduzido nesta versão.

Para todas as plataformas suportadas (Linux, macOS e Windows), o Transmission 3.0 oferece a capacidade de permitir que o servidor RPC escute endereços IPv6, reimplementação de hash como nome base para arquivos de resumo e torrent, além de suporte aprimorado para brute ataques de força para o servidor da Web incorporado.

Ele também adiciona suporte a Peer ID para clientes de torrent Baidu Netdisk, Free Download Manager, Folx, PicoTorrent e Xfplay, suporte TCP_FASTOPEN, melhor tratamento de ToS em conexões IPv6, suporte a listas de bloqueio notificadas por CIDR e limites de multiscrape adaptáveis.

Ademais, o Transmission 3.0 vem com a capacidade de alterar a localização do torrent, mesmo sem a necessidade de mover os dados, além de oferecer suporte a cotas para o uClibc-ng 1.0.18 ou posterior e o sistema operacional DragonFly BSD.

Para melhorar a segurança geral do cliente, agora há suporte interno para os protocolos Mbed TLS (formalmente PolarSSL), wolfSSL (formalmente CyaSSL) e LibreSSL SSL/TLS. Além disso, a transmissão agora suporta o OpenSSL 1.1.0 e versões posteriores.

Entre outras mudanças dignas de nota, agora há suporte para lidar com endereços RPC IPv6 na transmissão remota, uma nova opção – não classificada para o comando broadcast-show.

A interface da Web recebeu atalhos de teclado, a capacidade de exibir um botão de upload de arquivo para dispositivos móveis e a capacidade de exibir o ETA do torrent em modo compacto em dispositivos não móveis.

Além do mais, o preenchimento automático do campo de URL de torrent foi desativado.

Para saber mais sobre essa versão do Transmission, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Transmission 3.0

Para instalar a versão mais recente do Transmission nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Cliente BitTorrent Transmission no Linux via Flatpak
Instalando a última versão do Cliente BitTorrent Transmission no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.