Trinity R14.0.13 lançado com melhorias e correções

A equipe de desenvolvimento do TDE lançou o Trinity Desktop R14.0.13 com melhorias e correções. Confira as novidades e atualize.

O TDE (Trinity Desktop Environment) é um ambiente de desktop de software completo projetado para sistemas operacionais semelhantes ao Unix, destinado a usuários de computador que preferem um modelo tradicional de desktop e é um software aberto/livre. Ele é um fork do KDE que oferece um ambiente de desktop para sistemas operacionais Unix-like.

Esse desktop começou como uma continuação do K Desktop Environment (KDE) versão 3. O nome Trinity foi escolhido em parte porque a palavra significa ‘três’ e o TDE é uma continuação do KDE 3.

TDE agora tem o seu próprio projeto de ambiente desktop do computador. O projeto TDE foi fundado por Timothy Pearson e ainda é liderado por ele.

Timothy é um desenvolvedor de software experiente e qualificado, pois foi o coordenador do KDE 3.x e de versões anteriores do Kubuntu.

Isso aconteceu porque o KDE 3.5 foi ótimo, mas depois de algumas modificações por desenvolvedores que não agradaram os fãs do KDE, o TDE surgiu para preservar o KDE 3.5.

O ambiente Trinity Desktop é voltado para as pessoas que realmente gostam de como as coisas eram no passado. Então, se você é um fã do KDE 3.5 e não gosta das novas versões do ambiente, ele é para você.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Trinity Desktop Environment (TDE) anunciou a disponibilidade imediata da nova versão do TDE R14.0.13.

Novidades do Trinity Desktop R14.0.13

Trinity R14.0.13 lançado com melhorias e correções
Trinity R14.0.13 lançado com melhorias e correções

No Trinity R14.0.13 foi adicionado um novo controlador tdeio-slave “appinfo:/“, que tem a finalidade de exibir informações sobre arquivos de configuração, diretórios de dados, manuais do usuário e arquivos temporários associados ao aplicativo especificado.

Outra mudança importante nesta nova versão do Trinity R14.0.13 é que Konsole, Kate, KWrite, TDevelop e vários programas que usam o componente de editor baseado em Kate suportam a mudança do tamanho da fonte girando a roda do mouse enquanto rola.

Além disso, também podemos descobrir que no navegador/gerenciador de arquivos do Konqueror, o menu de contexto “Ação” agora permite que você selecione o modo para definir a imagem atual como plano de fundo da área de trabalho.

A barra de tarefas agora tem a capacidade de usar operações do menu Mover botão de tarefa e a interface de arrastar e soltar para mover botões agrupados.

Na seção de configuração Ações de entrada, foi proposta uma nova ação para inserir um atraso entre as operações, foram adicionados botões para mover a linha para cima ou para baixo e foi aprimorada uma interface para criar e editar ações.

Também nota-se que o suporte para Gentoo foi aprimorado, além da adição de suporte para Ubuntu 22.10, Fedora 36/37, openSUSE 15.4, Arch Linux compila para arquiteturas arm64 e armhf, enquanto o suporte ao Ubuntu 20.10 foi encerrado.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionado um conjunto machbunt de estilo duplo com um estilo de decoração de janela que lembra o tema KDE do SUSE 9.1/9.2.
  • Adicionado um novo driver tdeio-slave para o protocolo SFTP baseado no uso de libssh.
  • Adicionado suporte para FFmpeg 5.0, Jasper 3.xe Poppler >= 22.04. Suporte aprimorado para Python3.
  • A documentação melhorou o formato das chamadas de API.
  • Corrigidas vulnerabilidades no módulo tdeio-slave para FISH (CVE-2020-12755) e KMail (ataque EFAIL).
  • Corrigidos problemas com a abertura de arquivos via media:/ e system:/media/ URLs de aplicativos não-TDE.
  • O editor de texto Kate implementou realce de sintaxe para arquivos com marcação Markdown.
  • Interface aprimorada para definir o plano de fundo da área de trabalho.
  • Suporte fornecido com OpenSSL 3.0.

Para saber mais sobre essa versão do Trinity Desktop, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Trinity Desktop em algumas das principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

Agora, para usuários do openSUSE jump 15.1 , você pode instalar o ambiente executando os seguintes comandos:
rpm --import http://mirror.ppa.trinitydesktop.org/trinity/trinity/rpm/opensuse15.1/RPM-GPG-KEY-trinity
zypper ar http://mirror.ppa.trinitydesktop.org/trinity/trinity/rpm/opensuse15.1/trinity-r14/RPMS/x86_64 trinity
zypper ar http://mirror.ppa.trinitydesktop.org/trinity/trinity/rpm/opensuse15.1/trinity-r14/RPMS/noarch trinity-noarch
zypper refresh
zypper install trinity-desktop

Enquanto para aqueles que são usuários do Arch Linux ou algum derivado, eles podem compilar o ambiente seguindo as instruções neste link ou adicionar o seguinte repositório ao seu arquivo pacman.conf
[trinity]
Server = https://repo.nasutek.com/arch/contrib/trinity/x86_64

Atualize e instale com:
sudo pacman -Syu
sudo pacman -S trinity-desktop

Para o restante das distribuições Linux, você pode seguir as instruções compartilhadas no site oficial do ambiente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.