Trisquel 10 lançado com o Kernel GNU Linux-Libre 5.4 e suporte a ARM

Para aqueles que desejam 100% de liberdade para seus PCs, foi lançado o Trisquel 10. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Trisquel GNU/Linux é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu que possui exclusivamente software livre e de código aberto. O projeto é gerenciado por desenvolvedores independentes e é parcialmente financiado por doações.

Trisquel é um projeto que procura combinar as qualidades do Ubuntu dentro de um sistema operacional que inclui apenas software livre.

Observe que a distribuição não é baseada nos repositórios oficiais do Ubuntu (no entanto, ela segue os ciclos de lançamento das versões LTS), eles analisam todos os pacotes e incluem somente software de código fonte aberto.

Ela também tem uma integração no kernel do Linux, que remove firmwares proprietários, além de incluir algumas otimizações.

Resumindo, Trisquel GNU/Linux é uma distribuição Linux 100% livre e baseada em Ubuntu. Seu principal objetivo é fornecer um sistema operacional para públicos variados, incluindo usuários domésticos e de empresas, instituições de ensino, estações de trabalho multimídia, etc.

Além da edição principal, há o Trisquel-mini (a edição leve baseada no LXDE) que usa o navegador web Midori, cliente de e-mail Sylpheed, editor de texto Abiword e GNOME-Mplayer media player como seus principais componentes pré-instalados.

Também há o Trisquel TOAST edition, baseada no ambiente de aprendizagem Sugar v112.

Agora, o projeto publicou uma nova atualização para sua série 10.

Novidades do Trisquel 10

Trisquel 10 lançado com o Kernel GNU Linux-Libre 5.4 e suporte a ARM
Trisquel 10 lançado com o Kernel GNU Linux-Libre 5.4 e suporte a ARM

Trisquel GNU/Linux continua a manter o espírito do software livre vivo em 2022 e a nova versão promete um sistema operacional de computador baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) que não inclui nenhum software ou firmware proprietário e usa o GNU Linux-libre 5.4 Kernel LTS em vez do kernel Linux 5.4 LTS do Ubuntu.

Apelidado de Nabia, Trisquel 10.0 está aqui mais de 15 meses após Trisquel GNU/Linux 9.0 Etiona com novos lançamentos de seu software orientado à privacidade, incluindo navegador web Abrowser 96.0 e e-mail Icedove 91.5.0, calendário e notícias cliente como versões renomeadas dos aplicativos Mozilla Firefox e Thunderbird.

A edição principal do Trisquel GNU/Linux vem com o ambiente de desktop MATE 1.24, enquanto a edição Triskel é baseada na pilha KDE Frameworks 5.68.0, a edição Trisquel Mini está usando o ambiente de desktop LXDE 0.99.2 e a edição Trisquel Sugar vem com a plataforma de aprendizagem Sugar 0.118.

Uma das maiores mudanças no Trisquel GNU/Linux 10.0 é o suporte inicial para dispositivos ARM, visando a arquitetura ARMhf (ARM hard float).

Infelizmente, não há suporte para um hardware ARM específico, mas os desenvolvedores pretendem oferecer suporte para plataformas ARM de 64 bits (AArch64) em um futuro próximo.

Segundo o anúncio de lançamento:

“Embora ainda não haja suporte para nenhuma placa específica, a publicação de hoje de uma imagem de desenvolvimento pré-instalada permitirá que a comunidade comece a experimentar e oferecer suporte a dispositivos ARM.”

Entre outras mudanças dignas de nota, o Trisquel GNU/Linux 10.0 descarta o suporte para hardware de 32 bits (x86) e inclui todas as atualizações de segurança e pacotes mais recentes dos repositórios Ubuntu 20.04 LTS.

Como é baseado no Ubuntu 20.04 LTS, esta versão é suportada com atualizações de segurança até abril de 2025.

Aqueles de vocês que desejam instalar o Trisquel GNU/Linux em máquinas de 32 bits terão que usar a versão mais antiga, Trisquel GNU/Linux 9.0, que é suportado até abril de 2023.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Trisquel GNU/Linux 10

A imagem ISO do Trisquel GNU/Linux 10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO