Trisquel GNU/Linux 9.0.1 lançado com correções de segurança, e mais

Depois de um longo ciclo de desenvolvimento, o projeto Trisquel lançou o Trisquel GNU/Linux 9.0.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Trisquel GNU/Linux é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu que possui exclusivamente software livre e de código aberto. O projeto é gerenciado por desenvolvedores independentes e é parcialmente financiado por doações.

Trisquel é um projeto que procura combinar as qualidades do Ubuntu dentro de um sistema operacional que inclui apenas software livre.

Observe que a distribuição não é baseada nos repositórios oficiais do Ubuntu (no entanto, ela segue os ciclos de lançamento das versões LTS), eles analisam todos os pacotes e incluem somente software de código fonte aberto.

Ela também tem uma integração no kernel do Linux, que remove firmwares proprietários, além de incluir algumas otimizações.

Resumindo, Trisquel GNU/Linux é uma distribuição Linux 100% livre e baseada em Ubuntu. Seu principal objetivo é fornecer um sistema operacional para públicos variados, incluindo usuários domésticos e de empresas, instituições de ensino, estações de trabalho multimídia, etc.

Além da edição principal, há o Trisquel-mini (a edição leve baseada no LXDE) que usa o navegador web Midori, cliente de e-mail Sylpheed, editor de texto Abiword e GNOME-Mplayer media player como seus principais componentes pré-instalados.

Também há o Trisquel TOAST edition, baseada no ambiente de aprendizagem Sugar v112.

Agora, o projeto publicou uma nova atualização para sua série 9.0.

Novidades do Trisquel GNU/Linux 9.0.1

Trisquel GNU/Linux 9.0.1 lançado com correções de segurança, e mais
Trisquel GNU/Linux 9.0.1 lançado com correções de segurança, e mais

A nova mídia oferece principalmente correções de segurança, principalmente lidando com certificados desatualizados. Trisquel GNU/Linux 9.0.1 também remove alguns blobs binários encontrados no kernel do Linux.

Esta pequena atualização da série 9.x “Etiona” tem como objetivo fornecer um conjunto atualizado de imagens ISO, tanto para uso como meio de instalação quanto como ambiente ativo com pacotes mais novos.

Isso aborda duas preocupações principais de segurança nas imagens ISO originais 9.0: Uma coleção de Autoridade de Certificação desatualizada (certificados ca de pacote) incluía um certificado raiz expirado para LetsEncrypt, resultando no bloqueio de acesso a repositórios para novos pacotes ou atualizações.

Além disso, Blobs binários negligenciados foram encontrados em versões do Linux-Libre anteriores à v5.14.

Pacotes atualizados foram adicionados aos repositórios Trisquel para corrigir o problema e novas imagens ISO foram produzidas para incluir a correção.

Junto com essas correções, o lançamento inclui qualquer outra atualização de segurança publicada upstream desde que publicamos Etiona, e a versão mais recente do “Abrowser” baseado no Mozilla (v93).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Trisquel GNU/Linux 9.0.1

A imagem ISO do Trisquel GNU/Linux 9.0.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.