Tudo que se sabe sobre o próximo Chromecast HD com Google TV

Confira tudo que se sabe sobre o próximo Chromecast HD com Google TV, com base nas informações de Kuba Wojciechowski.

Há evidências crescentes de que o Google está se preparando para lançar um dispositivo Chromecast HD que será posicionado como uma alternativa mais barata ao Chromecast da empresa com Google TV.

De acordo com uma série de vazamentos recentes, o novo modelo chegará ao streaming de vídeo em 1080p em vez de 4K e terá um hardware um pouco menos poderoso. Mas pode apresentar pelo menos uma atualização de chave.

Tudo que se sabe sobre o próximo Chromecast HD com Google TV

Tudo que se sabe sobre o próximo Chromecast HD com Google TV
Tudo que se sabe sobre o próximo Chromecast HD com Google TV

Rumores sobre o novo modelo circulam há algum tempo, mas nos últimos dias documentos e fotos apareceram na Anatel, agência reguladora de comunicações do Brasil e Kuba Wojciechowski deu uma olhada no firmware vazado que indica algumas das principais características do próximo “Chromecast HD”, incluindo o fato de que o Google está dando esse nome ao novo streamer de mídia (ou pelo menos o usando internamente).

De acordo com o firmware de julho, eis o que podemos esperar do novo Chromecast HD:

O processador é um chip ARM Cortex-A35 quad-core com gráficos ARM Mali-G31 MP2 e suporte para decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware.

É um downgrade na maioria dos aspectos do chip Amlogic S905X3 (chip Cortex-A55 quad-core com gráficos Mali-G31 MP2) usado para o Chromecast original com Google TV. O novo modelo também tem 25% menos RAM (a versão 4K tem 2GB).

Mas há pelo menos duas melhorias significativas no novo modelo:

  • Suporte para decodificação de vídeo AV1
  • Suporte para partições A/B, permitindo atualizações de firmware simplificadas

Como o Chromecast original tem apenas 8 GB de armazenamento e nenhum esquema de partição A/B, às vezes ele falha ao instalar atualizações do sistema operacional se um usuário tiver muitos aplicativos ou outros dados no dispositivo, porque não há espaço suficiente para baixar a atualização para armazenamento local.

O Chromecast HD parece ter uma partição de armazenamento apenas para atualizações e que não pode ser usada para nenhum dado do usuário, então isso não deve ser um problema com o novo modelo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.