Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX

Se você queria instalar o próximo sistema operacional Canonical no Raspberry Pi, agora já é possível instalar o Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX. Confira essa novidade e descubra onde baixar essa distribuição.


O desenvolvedor do RaspEX, Arne Exton, lançou hoje uma nova versão de sua distribuição Linux para Raspberry Pi SBCs (computadores de placa única) com suporte para Raspberry Pi 3 Model B+, anunciado recentemente pela Raspberry Pi Foundation.

Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX
Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX

O Raspberry Pi 3 Model B+ apresenta um ARM quad-core de 64 bits mais rápido de 1.4GHz CPU Cortex-A53, sem fio 802.11ac de banda dupla e Gigabit Ethernet.

Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX

Sob o capô do RaspEX Build 180328, o desenvolvedor recompilou o kernel 4.14.30 LTS com suporte para o hardware do Raspberry Pi 3 Model B+, bem como o sistema básico no sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS, embora alguns pacotes sejam emprestados do Debian 9 “Stretch” e o software Linaro para SoCs ARM.

Sobre esse release, Arne Exton comentou nas notas de lançamento:

“Eu atualizei todo o sistema e substituí o antigo kernel 4.9.41 pelo kernel 4.14.30-v7 +. O RaspEX Build 180328 é um sistema Linux ARM para Raspberry Pi 3 Model B, 3 Model B+, e Raspberry Pi 2. Ele é baseado no Debian 9 Stretch, no Ubuntu 18.04 LTS e no Linaro.”

RaspEX Build 180328 também vem com uma nova seleção de pacotes, que inclui o Wicd como gerenciador de rede padrão em vez do NetworkManager, o navegador de código aberto Chromium em vez do Firefox da Mozilla, além do navegador privado Midori, bem como o SMTube YouTube video player e downloader

Ubuntu 18.04 LTS no Raspberry Pi 3 Model B+ com RaspEX

Além disso, o RaspEX vem com o Samba e o VNC4Server pré-instalados para que você possa se conectar facilmente aos seus PCs com Windows em sua rede doméstica, bem como controlar remotamente seu dispositivo Raspberry Pi via Putty ou VNC Viewer.

Além disso, o PulseAudio agora é o servidor de som padrão no RaspEX e algumas ferramentas extras de rede também estão instaladas nesta versão, que vem com o ambiente leve de desktop LXDE por padrão.

Você deve estudar a lista completa de pacotes instalados, se estiver curioso para saber o que está incluído no RaspEX Build 180328.

Conheça melhor o RaspEX Build 180328

Para saber mais sobre oRaspEX Build 180328, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RaspEX Build 180328

A imagem ISO do RaspEX Build 180328 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.