Ubuntu 20.04.4 LTS lançado com o Hardware Enablement Stack do Ubuntu 21.10

A Canonical lançou o Ubuntu 20.04.4 LTS com o Hardware Enablement Stack do Ubuntu 21.10, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis ​​por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.

Agora, a Canonical lançou hoje o Ubuntu 20.04.4 LTS como o quarto ponto de lançamento para sua série de sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) com suporte de longo prazo.

Novidades do Ubuntu 20.04.4 LTS

Ubuntu 20.04.4 LTS lançado com o Hardware Enablement Stack do Ubuntu 21.10
Ubuntu 20.04.4 LTS lançado com o Hardware Enablement Stack do Ubuntu 21.10

Lançada em 23 de abril de 2020, a série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) é suportada a longo prazo que receberá atualizações de software e segurança por pelo menos cinco anos, até abril de 2025, no desktop.

A Canonical também fornece à comunidade mídia de instalação atualizada a cada seis meses, incorporando o kernel Linux mais recente e as pilhas de gráficos Mesa.

Além de incluir todas as atualizações de versão estável até este ponto na mídia de instalação para instalação conveniente, o Ubuntu 20.04.4 LTS é útil porque agora oferece uma pilha “HWE” de habilitação de hardware mais recente.

Essa pilha de habilitação de hardware é kernel Linux atualizado, Mesa e bits relacionados, conforme enviado pelo Ubuntu 21.10.

Portanto, agora com o Ubuntu 20.04.4 LTS, é possível executar o kernel Linux 5.13 e o Mesa 21.2.6 para uma melhor experiência gráfica de código aberto, especialmente, mas em geral as plataformas de hardware mais recentes podem ganhar com o kernel mais recente, bem como com o driver periférico mais recente suporte, etc.

Aqueles que não desejam usar a nova pilha HWE, como em plataformas de servidor certificadas, podem continuar usando o kernel mais antigo.

Como esperado, a maioria dos pacotes principais incluídos no novo lançamento pontual do Ubuntu 20.04 LTS foram atualizados para suas versões mais recentes dos repositórios para fornecer aos usuários que desejam implantar o sistema operacional Focal Fossa em novos computadores com mídia de instalação atualizada onde eles não terão que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.

Em termos de ambientes e aplicativos de desktop, o sabor Ubuntu Desktop vem com a mesma pilha de ambiente de desktop GNOME 3.36 que foi usada desde o lançamento do Ubuntu 20.04 LTS há dois anos.

O mesmo vale para o resto dos sabores oficiais (por exemplo, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie e Ubuntu Kylin).

O Ubuntu 20.04.4 LTS está disponível em suas ofertas de desktop, servidor e nuvem, juntamente com outras rodadas opcionais, como Kubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu MATE, Lubuntu e Ubuntu Studio.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu 20.04.4 LTS

Os usuários existentes precisam apenas garantir que suas instalações estejam sempre atualizadas, instalando todas as atualizações mais recentes dos repositórios usando os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade no aplicativo Terminal.

As imagem ISO do Ubuntu 20.04.4 LTS já pode ser baixada acessando os seguintes links:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.