Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

Matthias Klose informou que o Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2 e deus detalhes sobre a situação dessa tarefa. Confira!

Atualizar uma linguagem de programação dentro de um sistema Linux não é uma tarefa difícil, basta instalar a nova versão e remover a antiga. Entretanto, quando você precisa manter mais de uma versão no mesmo sistema, a coisa fica um pouco mais complicada, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças.

Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2
Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

A coisa piora ainda mais quando essa linguagem não é usada apenas para criar aplicativos, quando por exemplo, ela está incrustada no meio da infraestrutura do próprio sistema operacional.

Bom, esse é o caso do Ptython, mais especificamente, do Python 2, que está sendo substituído aos poucos pelo Python 3.

Atualmente, o Ubuntu tem feito um trabalho para finalizar essa substituição antes do lançamento da versão 20.04 LTS, a próxima versão estável e de suporte prolongado desse sistema operacional da Canonical.

Ubuntu 20.04 LTS continua trabalhando na remoção de Python 2

O objetivo do Ubuntu 20.04 é enviar o Python 2 removido, pois o Py2 será encerrado após o início do ano e esta próxima versão do Ubuntu Linux é uma versão de Suporte a Longo Prazo, mas ainda existem muitos pacotes dependentes do Python 2 atualmente deixado no Debian instável e no arquivo “Focal Fossa” do Ubuntu.

O desenvolvedor do Ubuntu/Debian, Matthias Klose, que vem fazendo grande parte da disputa pela remoção do Python 2 para o Ubuntu 20.04 LTS, enviou a última atualização da noite para o dia.

Ainda existem cerca de 3.300 bugs arquivados no Debian relacionados aos pacotes Python 2 e daqueles 1.500 fechados, enquanto cerca de 350 pacotes estão disponíveis apenas no repositório Focal do Ubuntu e não no Debian upstream.

O objetivo é obviamente converter o maior número possível de pacotes do Python 2 para o Python 3, mas para muitos pacotes que não são mais mantidos, isso pode ser um problema.

Para a maioria dos softwares que não são compatíveis com Python 3, acabará enfrentando a exclusão do arquivo se ninguém avançar para cuidar da portabilidade necessária.

E ainda há o problema de qualquer software ainda exclusivo do Python 2 que seja importante para o Ubuntu/Debian.

Para isso, ainda está por ser determinado, mas o objetivo é remover o Python 2 antes do lançamento do Ubuntu 20.04 LTS em abril.

Mais detalhes nesta postagem da lista de discussão.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock