Ubuntu 21.04 usará o GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40

De acordo com informações do site 9to5Linux, o Ubuntu 21.04 usará o GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40. Confira os detalhes dessa mudança.

No início do ano informamos que a próxima versão do sistema desenvolvido pela Canonical chegaria com menos novidades do que o esperado.

Embora GTK 4.0 tenha sido lançado há muito tempo, o GNOME 40 ainda está a alguns dias de estar disponível em sua versão estável, e Mark Shuttleworth e sua equipe acreditam que nem tudo parece tão bom quanto deveria.

Por esse motivo, eles decidiram que o Ubuntu 21.04 usaria o GNOME 3.38, mas parece que não será totalmente assim.

Ubuntu 21.04 usará o GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40

Ubuntu 21.04 usará o GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40
Ubuntu 21.04 usará o GNOME 3.38 com aplicativos GNOME 40

Essas informações foram relatadas pelo site 9to5Linux, e, como não faz parte de nenhum comunicado oficial, devemos ter em mente que podem eventualmente se reverter.

Mas a verdade é que, neste momento, o Daily Build do Ubuntu 21.04 atualizou alguns de seus aplicativos para as versões mais recentes, que são preliminares ao GNOME 40.

E, da mesma forma que o KDE é um projeto que inclui diferentes tipos de software, o GNOME também é composto pela área de trabalho, aplicativos e bibliotecas, entre outros.

O Ubuntu 21.04 chegará em abril, e o que você usará com certeza é o Linux 5.11

De acordo com Marius Nestor, que usa o Hirsute Hippo há meses, os aplicativos que foram atualizados para o GNOME 40 até agora são a Calculadora, o Analisador de Disco, Discos, Evince, o Font Viewer, Eye of GNOME, o monitor de sistema, Seahorse , Sudoku, o aplicativo de personagens, Yelp e GVFS.

Outros aplicativos GNOME 40 também estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu 21.04, como Evolution, o aplicativo relógios, Robots, Epiphany e Boxes.

Reiteramos que Hirsue Hippo está atualmente em fase de desenvolvimento, e essa fase ainda não atingiu o congelamento de funções.

Então isso poderia ser apenas um teste, mas a preocupação da Canonical é que algo falhe, incluindo o design, então se os aplicativos parecem bons, e sem tocar no ambiente gráfico, é uma possibilidade real.

O que está claro e confirmado é que o Ubuntu 21.04 será a próxima versão do sistema, que utilizará Linux 5.11 e será lançado no dia 22 de abril.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.