Ubuntu 21.10 Beta lançado com Linux Kernel 5.13 e GNOME 40, e mais

E o Ubuntu 21.10 Beta já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro e suas variantes.

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis ​​por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.

Dito isso, agora, a Canonical lançou a versão beta de seu próximo lançamento Ubuntu 21.10 “Impish Indri”, permitindo que os testadores beta públicos façam um test drive em seus computadores pessoais na próxima versão principal do Ubuntu.

Novidades do Ubuntu 21.10 Beta

Ubuntu 21.10 Beta lançado com Linux Kernel 5.13 e GNOME 40, e mais
Ubuntu 21.10 Beta lançado com Linux Kernel 5.13 e GNOME 40, e mais

O Ubuntu 21.10 está em desenvolvimento desde maio de 2021 e, como todas as versões anteriores, foi baseado na versão anterior, neste caso Ubuntu 21.04.

Após alguns meses de trabalho árduo, os desenvolvedores do Ubuntu conseguiram fazer algumas mudanças importantes no próximo lançamento.

Além do conjunto de ferramentas atualizado com base na GNU C Library 2.34, GCC 11, LLVM 13 e GNU Binutils 2.37, o Ubuntu 21.10 agora vem com um kernel mais recente, chamado Linux 5.13, e finalmente dá o salto para a série de ambientes de desktop GNOME 40 com seu Visão geral das atividades reformulada e outras mudanças importantes.

Na verdade, o Ubuntu 21.10 beta vem com o lançamento pontual do GNOME 40.4 mais recente, mas não entra na Visão Geral das Atividades por padrão, que eu acho que é o comportamento que os usuários do Ubuntu estão procurando.

Claro, todos os aplicativos pré-instalados foram atualizados para a pilha GNOME 40, incluindo o gerenciador de arquivos Nautilus.

Nenhum aplicativo novo está presente neste lançamento, mas os usuários poderão aproveitar o Mozilla Firefox 92 mais recente como navegador da web padrão como um pacote Snap e o LibreOffice 7.2 como suíte de escritório padrão.

Também está incluído um tema Yaru renovado com apenas alternativas Light e Dark, tornando as coisas mais agradáveis. O tema misto claro e escuro das versões anteriores agora se foi.

Entre outras melhorias, a sessão Wayland agora funciona usando os drivers gráficos NVIDIA, o PulseAudio 15 é incluído por padrão com suporte para Bluetooth LDAC, AptX e perfis HFP para melhor qualidade de áudio, e PipeWire também é pré-instalado por padrão para melhor reprodução de áudio.

A versão final do Ubuntu 21.10 verá a luz do dia em 14 de outubro de 2021. Até então, os usuários têm exatamente três semanas para testar a versão beta e relatar bugs se quiserem ter um novo experiência no Ubuntu.

Não está usando o Ubuntu? Os sabores oficiais também estão disponíveis para testes beta públicos, e você pode baixar as versões beta do Kubuntu 21.10, Xubuntu 21.10, Lubuntu 21.10, Ubuntu Studio 21.10, Ubuntu MATE 21.10, Ubuntu Budgie 21.10 e Ubuntu Kylin 21.10.

De todos eles, o Xubuntu parece ter o maior número de mudanças com dois novos aplicativos pré-instalados no sistema live, ou seja, GNOME Disk Analyzer (Baobab) e GNOME Disks, e um layout de barra de ferramentas alternativo para o reprodutor de música Rhythmbox.

Além disso, o gerenciador de arquivos Thunar foi atualizado para mostrar o caminho completo do diretório na barra de título e agora você pode chamar o Menu Whisker com a tecla Super.

Também vale a pena mencionar que o Kubuntu 21.10 beta vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22 mais recente, o pacote de software KDE Gear 21.08, bem como Latte Dock 0.10, Ubuntu MATE 21.10 beta vem com o ambiente de desktop MATE 1.26 mais recente e o Lubuntu 21.10 beta com o ambiente de desktop LXQt 0.17.0 mais recente.

Você pode baixá-los agora mesmo abaixo (links mais abaixo) se estiver interessado em ajudar os desenvolvedores a tornar o Ubuntu 21.10 e o resto dos sabores o mais estável possível.

No entanto, tente manter em mente que esta ainda é uma versão de pré-lançamento, então não a instale em uma máquina de produção.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu 21.10 Beta

A imagem ISO do Ubuntu 21.10 Beta já pode ser baixada acessando os links abaixo diretamente:
Ubuntu 21.10 Beta (desktop e servidor)
Kubuntu 21.10
Xubuntu 21.10
Lubuntu 21.10
Ubuntu Studio 21.10 
Ubuntu MATE 21.10 
Ubuntu Budgie 21.10
Ubuntu Kylin 21.10

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.