Ubuntu 22.10 Beta lançado com GNOME 43, Kernel 5.19, e mais

E o Ubuntu 22.10 Beta já está disponível para download. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro e suas variantes.

Ubuntu é um sistema operacional Linux completo para desktop, disponível gratuitamente com suporte da comunidade e profissional.

A comunidade Ubuntu é construída sobre as idéias consagradas no Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizáveis ​​por pessoas em seu idioma local e apesar de quaisquer deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar seu software da maneira que acharem melhor.

“Ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa “humanidade para os outros”. A distribuição Ubuntu traz o espírito do Ubuntu para o mundo do software.

Dito isso, agora, a Canonical publicou a versão beta do próximo lançamento do sistema operacional Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) para testes públicos antes do lançamento final planejado em 20 de outubro de 2022.

Novidades do Ubuntu 22.10 Beta

Ubuntu 22.10 Beta lançado com GNOME 43, Kernel 5.19, e mais
Ubuntu 22.10 Beta lançado com GNOME 43, Kernel 5.19, e mais

Apresentando o mais recente ambiente de desktop GNOME 43, o Ubuntu 22.10 beta vem com PipeWire como sistema de som padrão, que é acompanhado por WirePlumber como gerenciador de sessão e política, GCC 12 como compilador de sistema padrão, suporte para o formato de imagem WebP pronto para uso, bem como componentes e aplicativos atualizados.

Mas a parte mais interessante deste lançamento é o fato de que o Ubuntu Unity está agora disponível como um sabor oficial, apresentando o bom e velho ambiente de desktop Unity7 em cima de uma base Ubuntu 22.10.

A Canonical decidiu aceitar o Ubuntu Unity como um sabor oficial a partir do lançamento do Kinetic Kudu no final de outubro.

Os outros sabores oficiais do Ubuntu também são fornecidos com ambientes gráficos atualizados, incluindo KDE Plasma 5.25 para Kubuntu e Ubuntu Studio, Xfce 4.17 para Xubuntu, LXQt 1.1.0 para Lubuntu, Budgie 10.6.2 para Ubuntu Budgie, MATE 1.28 para Ubuntu MATE e UKUI 3.1 para Ubuntu Kylin.

Sob o capô, o Ubuntu 22.10 beta é alimentado pelo kernel Linux 5.19, que oferece suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para arquivos de firmware compactados com ZSTD, suporte para a matriz ARM Scalable Extensão (SME), e muitas outras mudanças.

Quer saber mais? Confira o seguinte artigo:
Novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Como mencionado anteriormente, o Ubuntu 22.10 será lançado em 20 de outubro de 2022. Até então, você pode dar uma volta na versão beta em seu computador pessoal baixando as imagens ISO ao vivo do site oficial (links mais abaixo), onde você também encontrará beta versões dos sabores oficiais Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Budgie, Ubuntu Unity, Ubuntu MATE e Ubuntu Kylin.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento do Ubuntu 22.10, portanto, não a instale em uma máquina de produção, pois os bugs ainda podem estar presentes. Além disso, NÃO atualize de uma versão anterior do Ubuntu para esta versão beta. Se você não quiser testá-lo no seu PC, confira em ação abaixo!

Baixe e experimente o Ubuntu 22.10 Beta

Se você quiser experimentar o Ubuntu 22.10 Beta antes de seu lançamento, você pode baixar a versão beta agora mesmo no site oficial através dos links de download mais abaixo.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!

A imagem ISO do Ubuntu 22.10 Beta já pode ser baixada acessando os links abaixo diretamente:
Ubuntu 22.10 Beta (desktop e servidor)
Kubuntu 22.10
Xubuntu 22.10
Lubuntu 22.10
Ubuntu Studio 22.10 
Ubuntu MATE 22.10 
Ubuntu Budgie 22.10
Ubuntu Kylin 22.10 (ainda indisponível. Tente mais tarde)
Ubuntu Unity 22.10 Beta

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.