Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto

As compilações diárias do Kinetic Kudu agora vêm com o GNOME Text Editor, ou seja, o Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto.

As compilações diárias do ‘Kinetic Kudu’ vêm com o novo aplicativo GNOME ‘Text Editor’ no lugar do robusto software ‘Gedit‘.

Como o Gedit é rotulado como ‘editor de texto’ no Ubuntu, você pode precisar reler essa frase para entender a diferença sutil. Ou seja, o Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto.

Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto

Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto
Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto

O novo editor de texto do Ubuntu 22.10 é o Text Editor, um aplicativo GTK4 enviado como parte da coleção de aplicativos principais do GNOME desde o lançamento do GNOME 42 em março.
O novo aplicativo tem o nome do pacote gnome-text-editor e substitui o editor de texto cujo nome do pacote é gedit.
Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto
Ubuntu 22.10 está testando um novo editor de texto – Esquerda: Gedit; Direita: Editor de texto

Vamos ver o que a mudança está acontecendo. Os desenvolvedores do Ubuntu propuseram substituir o Gedit pela nova ferramenta no início deste mês e, vejam: eles foram em frente e fizeram isso.

Por quê? Bem, eles argumentam que o novo aplicativo faz uso de GTK4 e libaadwita (que o Ubuntu 22.10 abraçará completamente); adere à nova preferência de modo escuro padrão de desktop; e segue as diretrizes de design do GNOME mais de perto do que o Gedit (que, para que não esqueçamos, tem 23 anos).

O Gedit está pronto para uso desde o primeiro lançamento do Ubuntu em 2004. A ferramenta oferece mais personalização e suporte a casos extremos do que sua substituição, bem como uma estrutura de plug-in (bastante popular).

Por outro lado, os plugins mais populares do Gedit são para recursos que o Editor de Texto tem embutido.

O aplicativo mais recente também possui melhores recursos de salvamento automático, o que significa que, se você sair acidentalmente do aplicativo, seu trabalho não será necessariamente perdido.

Embora não seja um desenvolvedor, edito arquivos .css, .php e .html regularmente. Ainda estou para encontrar algo que o Editor de Texto não possa fazer ou não tenha uma opção para fazer – embora sua milhagem varie naturalmente.

Quer experimentar por si mesmo? Você pode instalar o novo editor de texto do GNOME no Ubuntu 22.04 LTS a partir dos repositórios ou pegar a versão mais recente do Flathub.

O Gedit, para quem quiser, permanece disponível nos repositórios Kinetic (ou seja, está apenas a um apt install gedit de distância).

Como o Ubuntu 22.10 está em desenvolvimento ativo (e muito longe do congelamento de recursos), essa mudança não é final e ainda pode ser desfeita.

Se você não está entusiasmado com a troca, você deve fazer sua voz ser ouvida, apenas tente ser específico sobre o que/por que/como o Gedit se sai melhor do que o Editor de Texto ao fazê-lo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.