Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5

Desenvolvido inicialmente com o kernel 6.2, seguido pela versão 6.3, agora, o Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5.

O desenvolvimento no Ubuntu 23.10 começou no final de abril deste ano, logo após o lançamento do Ubuntu 23.04 e foi inicialmente enviado com seu kernel Linux 6.2, que já foi portado no mês passado para o Ubuntu 22.04 LTS com suporte de longo prazo com o lançamento do Ubuntu 22.04.3 LTS.

Durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 23.10, a equipe de desenvolvimento atualizou o kernel para Linux 6.3, que era o padrão até o momento.

Agora, o próximo lançamento do Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) é alimentado pela melhor e mais recente série de kernel 6.5, que será a oferta de kernel padrão.

Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5

Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5
Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5

Sim. O Ubuntu 23.10 já é desenvolvido com o Kernel 6.5. A última imagem ISO de compilação diária de 16 de setembro é alimentada pelo kernel Linux 6.5, que também é oferecido como uma opção de atualização para aqueles que já usam o Ubuntu 23.10.

O kernel Linux 6.5 vem com alguns novos recursos interessantes, como suporte Wi-Fi 7, suporte MIDI 2.0 em ALSA, suporte ACPI para a arquitetura RISC-V, suporte Landlock para UML (User-Mode Linux), um driver de interface TPMI para Intel RAPL, bem como vários drivers novos e atualizados para suporte de hardware de alto nível.

O Ubuntu 23.10 também procura trazer de volta a opção de instalação ZFS on Root, que estava ausente na versão anterior do Ubuntu 23.04 devido à mudança para o novo instalador Ubuntu Desktop escrito em Flutter.

No entanto, como relatei no início desta semana, o sistema de arquivos OpenZFS e a implementação do gerenciador de volume que é usado para fornecer suporte ZFS on Root no Ubuntu Linux não oferece suporte atualmente ao kernel Linux 6.5.

Muito provavelmente, o suporte ao Linux 6.5 será adicionado ao OpenZFS com o próximo lançamento do OpenZFS 2.2, que deverá estar disponível nas próximas semanas, esperançosamente antes do lançamento do Ubuntu 23.10 em 12 de outubro.

No entanto, a opção de instalação ZFS on Root será oferecida como um recurso experimental no Mantic Minotaur.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.