Ubuntu 23.10 não terá um instantâneo do GIMP 3

Infelizmente, o Ubuntu 23.10 não terá um instantâneo do GIMP 3, pois o sistema será lançado com o GIMP 2.10.

O GIMP, ou GNU Image Manipulation Program, é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.

GIMP é um editor de imagens bastante popular no mundo do Linux e talvez a melhor alternativa do Adobe Photoshop, porque, após tantos anos de desenvolvimento, ele alcançou grande aceitação pela comunidade.

Com isso, ele conseguiu se posicionar em um dos aplicativos de edição de imagens que podem ser encontrados em quase todos os repositórios das distribuições Linux.

Além disso, esse editor funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.

Com o lançamento do Ubuntu 23.10 no próximo mês, uma das mudanças esperadas no lado do desktop era usar um instantâneo do GIMP 3.0 para esta alternativa de código aberto ao Adobe Photoshop, em vez de aderir à antiga série GIMP 2.10.

Mas agora, foi determinado que isso não acontecerá e o GIMP 2.10 continuará a ser usado.

Ubuntu 23.10 não terá um instantâneo do GIMP 3

Ubuntu 23.10 não terá um instantâneo do GIMP 3
Ubuntu 23.10 não terá um instantâneo do GIMP 3

Esperamos que o lançamento estável do GIMP 3.0 aconteça em alguns meses – um candidato a lançamento potencialmente por volta do final do ano e talvez então veremos o GIMP 3.0.0 nos primeiros meses de 2024.

A ideia era lançar uma versão de desenvolvimento do GIMP 2.99 com o Ubuntu 23.10, dado o estado de maturação, a porta GTK3 sendo concluída e sendo uma boa atualização em relação à série GIMP 2.10.

Além disso, enviar uma versão de desenvolvimento do GIMP 3.0 na versão Ubuntu 23.10 forneceria um ciclo de testes antes da versão Ubuntu 24.04 LTS.

Jeremy Bícha, da Canonical, que originalmente fez a proposta, anunciou recentemente que não estava ciente do escopo da grande transição ao propor a mudança.

Como ainda não houve nenhum trabalho de preparação, eles seguirão o GIMP 2.10.34 para o lançamento do Ubuntu 23.10.

Isso também pode lançar algumas dúvidas se eles se sentirão confortáveis ​​com uma versão do GIMP 3.0 no Ubuntu 24.04 LTS, mas, novamente, veremos o que acontece no lançamento do GIMP 3.0 nos próximos meses.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.