Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365, e mais

De olho nas demandas de seus usuários, principalmente as relacionadas a produtividade, o projeto Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365.

A produtividade está na mente dos desenvolvedores de desktop do Ubuntu enquanto eles planejam quais recursos serão fornecidos no próximo lançamento do Ubuntu 24.04 LTS.

Dado que muitas pessoas agora usam ferramentas de escritório baseadas na web, como Microsoft 365 Online e Google Workspace (que às vezes é chamado de ‘gsuite’ por seus fãs), alguma conveniência para economizar tempo está disponível.

Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365, e mais

Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365, e mais
Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365, e mais

Sim. O pessoal do Ubuntu está trabalhando no Microsoft 365. Embora, infelizmente, não estejamos falando de uma integração web tão eficiente quanto os antigos aplicativos web do Unity, soluço!

Tim Holmes-Mitra da Canonical revela que:

“Estamos criando uma série de snaps de produtividade direcionados ao gsuite e ao Office 365. Quando isso for feito, será tão simples quanto executar sudo snap install gsuite e bam! versões embrulhadas em elétrons de seus itens essenciais de produtividade estarão ao seu alcance.”

Você pode criar seus próprios web wrappers para esses serviços usando o Google Chrome/Chromium (e provavelmente alguns outros navegadores, embora não use o Mozilla Firefox sem modificações) agora.

Mas você pode querer manter sua vida profissional estritamente limitada à navegação regular na web, algo que esses invólucros Electron independentes farão.

Agora, esse “trabalho” ainda não acabou; se você executar o comando mencionado por Tim acima, ele não instalará nada – então não registre bugs, ok?

Mas esse trabalho de embalagem para presente está no roteiro ‘Noble Numbat’ (embora eu imagine que eles também seriam instalados e funcionariam em versões mais antigas da distro, mas acho que descobriremos com o tempo).

Então, sim: algo a observar se você for um usuário ávido de qualquer um dos serviços.

A primeira versão será simples, mas Tim diz que o plano é adicionar uma integração mais profunda ao desktop com versões posteriores (ser capaz de abrir documentos do Nautilus nesses aplicativos seria um craque).

E como se trata de Snaps, você obterá essas melhorias automaticamente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.