Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis

Graças a uma nova atualização da fonte Noto Color Emoji (que suporta o Unicode 15.1), o Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis.

Lançada para o Ubuntu 22.04 LTS e 23.10 esta semana está uma atualização para a fonte Noto Color Emoji que inclui suporte completo para todos os novos emojis no Unicode 15.1.

Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis

Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis
Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis

Sim. O Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis, e isso foi graças a uma nova atualização da fonte Noto Color Emoji. E os usuários do Ubuntu também podem ver e usar esses novos emojis bem antes dos usuários da Apple!

Um cogumelo marrom, uma fatia de limão e uma fênix de fogo – não, isso não é o começo de uma piada de lixo, mas uma seleção dos 118 novos emojis adicionados ao padrão Unicode.

Dentre os novos emojis no Unicode 15.1 temos:

  • Cogumelo Marrom
  • Lima
  • Fénix
  • Elo/corrente quebrado
  • Cabeça balançando verticalmente
  • Cabeça balançando horizontalmente

Além disso, a versão mais recente inclui mais de 100 novos glifos direcionais para pessoas correndo, orando, ajoelhadas, usando cadeiras de rodas e assim por diante (que ficam voltados para a esquerda por padrão, então os novos ficam voltados para a direita).

E há quatro novos emojis de família em silhueta, com os emojis de grupos familiares existentes se ajustando para seguir o novo design simplificado.

Você pode ver todas as mudanças nesta atualização através do seu navegador em Emojipedia.org.

Mais emojis, mas menos ao mesmo tempo

Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis
Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis

Os novos emojis incluídos no Unicode 15.1 são sequências de junção de largura zero (ZWJ). Isso permite que pares de emojis pré-existentes se combinem para criar um novo quando o caractere ZWJ invisível (comumente chamado de zwidge) é colocado entre eles.

Por exemplo, o novo emoji Fênix é formado pela combinação do emoji padrão de pássaro 🐦 e fogo 🔥 com um ZWJ; para fazer o corredor 🏃 emoji ficar voltado para a direita, você adiciona a direção certa ➡️ emoji, novamente com um ZWJ no meio e assim por diante.

Inserir sequências ZWJ manualmente é um pouco tedioso, pois exige que você conheça a combinação com antecedência e encontre o caractere ZWJ invisível (que a maioria das ferramentas de seleção de emojis não mostra).

Então, daqui a cerca de uma semana, uma pequena atualização do aplicativo GNOME Characters chegará no Ubuntu 23.10.

Isso permite que os usuários vejam o novo emoji como emoji individual no aplicativo Characters (e ao pesquisar via GNOME Shell), da mesma forma que outras sequências ZWG comumente usadas:

Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis
Ubuntu ganhou suporte para 118 novos emojis

Infelizmente, a versão dos personagens incluída no Ubuntu 22.04 não será atualizada porque usa “um mecanismo diferente para exibir emoji e não suporta nenhum emoji dos últimos anos”.

Para mostrá-los, seria necessária uma atualização substancial no GTK, que afetaria outros sabores do Ubuntu.

Chato, mas você poderá ver o novo emoji pelo menos em outros aplicativos (e quando foi a última vez que você precisou de um cogumelo marrom, né? ).

Então, sim: emoji chegando. Fique atento a essas atualizações na próxima semana ou depois (embora se você tiver o repositório proposto habilitado, você já poderá tê-las instaladas). Depois de instalados, você verá o seguinte emoji de forma diferente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.