Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

A Canonical sempre leva seu sistema a diferentes dispositivos, e agora, o Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core.

O Versal VCK190 é o primeiro kit de avaliação da série Versal AI Core da AMD-Xilinx, projetado para permitir que os designers desenvolvam soluções usando mecanismos AI e DSP capazes de fornecer desempenho de computação mais de 100 vezes maior quando comparado a qualquer CPU de classe de servidor disponível no mercado.

Agora, a Canonical anunciou que seu sistema operacional Ubuntu Linux agora está habilitado para o kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190.

Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core
Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

O kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190 apresenta o VC1902 Versal AI Core Series ACAP, prometendo inferência AI de alto rendimento e processamento de sinal para aplicativos de nuvem, borda e rede.

Sob o capô, o dispositivo é alimentado por uma APU Dual-Core Arm Cortex-A72 (Application Processing Unit) e Dual-Core Arm Cortex-R5F RTPU (Real-Time Processing Unit), 400 mecanismos AI, 1.968 mecanismos DSP e 1.968 Células Lógicas do Sistema (K).

Ele também vem com uma interface PCIe Gen4 para mercados de alto desempenho de computação, interfaces de memória DDR4 e LPDDR4, uma porta HDMI para aplicativos de processamento de vídeo, interfaces ópticas SFP28 e QSFP28, bem como uma porta Ethernet RJ-45 para rede e expansão FMC conectores.

Se você sempre quis executar o Ubuntu no kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190, a Canonical agora oferece imagens otimizadas do Ubuntu Desktop 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) para os modelos de kits de avaliação VCK190 (não-ES).

No entanto, a Canonical marcou essas imagens como “Developer Preview” (Visualização do desenvolvedor), o que significa que elas são destinadas apenas para fins de avaliação e desenvolvimento devido a alguns problemas conhecidos.

Por enquanto, as imagens do Ubuntu Desktop 22.04 LTS para AMD-Xilinx Versal Adaptive SoC Evaluation Kits não devem ser usadas em sistemas de produção, alerta a empresa.

Para começar com o Ubuntu 22.04 LTS certificado para AMD-Xilinx Versal Adaptive SoC Evaluation Kits e para baixar as imagens disponíveis, visite o site oficial e a página wiki dedicada para obter instruções de instalação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!