Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

A Canonical sempre leva seu sistema a diferentes dispositivos, e agora, o Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core.

O Versal VCK190 é o primeiro kit de avaliação da série Versal AI Core da AMD-Xilinx, projetado para permitir que os designers desenvolvam soluções usando mecanismos AI e DSP capazes de fornecer desempenho de computação mais de 100 vezes maior quando comparado a qualquer CPU de classe de servidor disponível no mercado.

Agora, a Canonical anunciou que seu sistema operacional Ubuntu Linux agora está habilitado para o kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190.

Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core
Ubuntu já roda em kits de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core

O kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190 apresenta o VC1902 Versal AI Core Series ACAP, prometendo inferência AI de alto rendimento e processamento de sinal para aplicativos de nuvem, borda e rede.

Sob o capô, o dispositivo é alimentado por uma APU Dual-Core Arm Cortex-A72 (Application Processing Unit) e Dual-Core Arm Cortex-R5F RTPU (Real-Time Processing Unit), 400 mecanismos AI, 1.968 mecanismos DSP e 1.968 Células Lógicas do Sistema (K).

Ele também vem com uma interface PCIe Gen4 para mercados de alto desempenho de computação, interfaces de memória DDR4 e LPDDR4, uma porta HDMI para aplicativos de processamento de vídeo, interfaces ópticas SFP28 e QSFP28, bem como uma porta Ethernet RJ-45 para rede e expansão FMC conectores.

Se você sempre quis executar o Ubuntu no kit de avaliação AMD-Xilinx Versal AI Core Series VCK190, a Canonical agora oferece imagens otimizadas do Ubuntu Desktop 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) para os modelos de kits de avaliação VCK190 (não-ES).

No entanto, a Canonical marcou essas imagens como “Developer Preview” (Visualização do desenvolvedor), o que significa que elas são destinadas apenas para fins de avaliação e desenvolvimento devido a alguns problemas conhecidos.

Por enquanto, as imagens do Ubuntu Desktop 22.04 LTS para AMD-Xilinx Versal Adaptive SoC Evaluation Kits não devem ser usadas em sistemas de produção, alerta a empresa.

Para começar com o Ubuntu 22.04 LTS certificado para AMD-Xilinx Versal Adaptive SoC Evaluation Kits e para baixar as imagens disponíveis, visite o site oficial e a página wiki dedicada para obter instruções de instalação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.