Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ubuntu LTS receberá os mais recentes drivers gráficos da Nvidia

Se você usa placas Nvidia em uma versão LTS do sistema da Canonical, a boa notícia é que agora o Ubuntu LTS receberá os mais recentes drivers gráficos da Nvidia.

As versões LTS (Long Term Support LTS) do Ubuntu são focadas na entrega das versões mais estáveis dos aplicativos e drivers para seus usuários. Por causa disso, o sistema termina ficando defasado em alguns aspectos. Um bom exemplo disso são os drivers proprietários da Nvidia.

Ubuntu LTS receberá os mais recentes drivers gráficos da Nvidia

Até então, qualquer um que quisesse instalar atualizações de driver binário da Nvidia no Ubuntu 18.04 LTS precisava usar um PPA separado, usar pacotes aleatórios distribuídos on-line ou instalar o driver manualmente, à mão, à moda antiga.

Habilitando drivers nvidia proprietários no Ubuntu 18.04 LTS
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux

Felizmente, agora os novos drivers gráficos da Nvidia estarão disponíveis para os usuários das versões LTS do Ubuntu, por padrão, sem que estes precisem fazer nada.

Ubuntu LTS receberá os mais recentes drivers gráficos da Nvidia

Parece mentira, mas não é. Os usuários do Ubuntu LTS agora podem instalar os últimos lançamentos do driver proprietário da Nvidia através do canal regular de atualizações do Ubuntu.

A mágica será possível graças a iniciativa SRU (Stable Release Update). É esse esforço que mantém outros aplicativos, como o Mozilla Firefox e o Chromium, atualizados em versões de suporte de longo prazo.

Agora a iniciativa está sendo estendida para incluir o driver proprietário da Nvidia para Linux.

Ubuntu voltando a ser a melhor opção para jogos

Qualquer coisa que afete os usuários do LTS é uma grande notícia, mas ainda, quando afeta o suporte a hardware.

Neste caso, o impacto será ainda maior já que as credenciais de jogos do Ubuntu sofreram um sério golpe no mês passado.

A notícia de que os usuários não precisarão adotar uma distro diferente, como o Pop_OS!, apenas para obter os drivers mais recentes da Nvidia, seria uma maneira tranquilizadora de lembrar as pessoas de que o Ubuntu ainda é a melhor escolha de jogos.

Em vez disso, a notícia foi ‘anunciada’ pela conta do Ubuntu no Twitter mostrando um link para um vídeo do canal do YouTube ‘The Linux Experiment’:

O clipe curto oferece uma excelente visão geral das mudanças em mãos:

De onde virão os drivers atualizados?

A atualização do driver da Nvidia é empacotada e enviada para o canal de atualizações ‘proposed’. Lá o driver passa por testes.

Se tudo estiver bem, ele migra para o canal regular de atualizações e então.. Bem, você pode adivinhar o resto.

Mais uma vez, esta é uma grande mudança na forma como as coisas funcionam atualmente para os drivers gráficos no Ubuntu.

Você não precisará mais baixar o driver da Nvidia manualmente, adicionar um PPA não suportado ou fazer qualquer outra coisa; você pode obter os drivers mais recentes da Nvidia no Ubuntu 18.04 LTS (e logo 16.04 LTS), fora da caixa.

A atração de drivers novos e melhorados é uma das razões pelas quais muitos usuários do Ubuntu optaram por usar as versões provisórias ou (em alguns casos) mudar a distribuição inteiramente.

Com essa mudança, há um motivo a menos para isso, já que os usuários de qualquer distribuição Linux baseada no Ubuntu 18.04 LTS, como o Linux Mint 19.1, o Zorin OS 15 e o elementary OS, poderão tirar proveito disso.

Portanto, se você está ansioso para instalar o driver Nvidia 430 no Ubuntu 18.04 LTS devido ao suporte a novas GPUs (incluindo o Quadro P520, RTX 3000 e T1000 e T2000), essa será uma boa notícia para você.

O que será ainda mais bem-vindo é tentar. Você pode ativar o fluxo de atualizações proposed e instalar o driver Nvidia 430 agora.

Mas lembre-se de que isso não é recomendado e você pode/vai encontrar problemas.

Caso contrário, sente-se e deixe a atualização chegar até você quando ela estiver pronta.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile