Ubuntu suportará todos os modelos do Raspberry Pi

A Canonical afirmou que Ubuntu suportará todos os modelos do Raspberry Pi. Confira os detalhes desse comprometimento da empresa.

Desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi, o Raspberry Pi é um Single Board Computer (SBC, ou computador de placa única) de tamanho reduzido, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão.

Ubuntu suportará todos os modelos do Raspberry Pi
Ubuntu suportará todos os modelos do Raspberry Pi

Todo o hardware desse mini PC é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas, inclusão e emponderamento social.

A mais recente placa Raspberry Pi ostenta um sistema mais rápido em um chip com um processador que usa a arquitetura Cortex-A72 (ARMv8 de 64 bits e quatro núcleos a 1,5 GHz).

Agora, a Canonical afirmou que se compromete a oferecer suporte oficial completo e pronto para o seu sistema operacional Ubuntu Linux em todos os modelos do Raspberry Pi, incluindo a placa original Raspberry Pi, bem como em todos os Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3 e modelos Raspberry Pi 4.

Ubuntu suportará todos os modelos do Raspberry Pi

O Ubuntu Server e o Ubuntu Core serão oficialmente suportados no Raspberry Pi.

No artigo postado no Blog da Canonical, Galem KAYO disse o seguinte:

“O Raspberry Pi se estabeleceu como a plataforma mais acessível para inovadores no espaço incorporado. A Canonical se dedica a capacitar inovadores com software de código aberto. Consequentemente, a Canonical se esforça para oferecer suporte oficial completo a todas as placas da família Raspberry Pi. Canonical habilitará o Ubuntu Server e o Ubuntu Core para todas as placas Pi.”


Como a Canonical pretende tornar seu popular sistema operacional Ubuntu Linux uma opção ainda mais atraente para as placas Raspberry Pi, elas precisarão do suporte da comunidade, por isso estão pedindo que os usuários enviem um feedback ao instalar o Ubuntu em qualquer um dos computadores Raspberry Pi disponíveis.

Atualmente, a Canonical oferece para download as versões Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) e Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) para o Raspberry Pi.

A Canonical publicou um roteiro para suporte oficial ao computador de placa única Raspberry Pi 4 em seus sistemas operacionais Ubuntu Server e Ubuntu Core.

Quando lançaram a série de sistemas operacionais Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) no mês passado, a Canonical disse que as mais recentes placas Raspberry Pi 4 da Fundação Raspberry Pi serão oficialmente suportadas.

No entanto, o Ubuntu 19.10 é fornecido com um bug do kernel do Linux que bloqueia o uso de portas USB prontas para uso na imagem arm64 oficial no Raspberry Pi 4 SBC com 4 GB de RAM.

Pra resolver isso, existe uma solução temporária para ativar o USB em placas Raspberry Pi 4 com 4 GB de RAM, o que envolve a edição do arquivo /boot/firmware/usercfg.txt para limitar a RAM a 3 GB em vez de 4 GB adicionando a linha “total_mem=3072” (sem aspas).

A Canonical está atualmente trabalhando duro para testar os patches do kernel para esse bug, que deve ser lançado em breve para todos.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.