Ubuntu Touch 20.04 RC1 lançado para testes

E foi lançado como um presente de Natal, e para testes, o Ubuntu Touch 20.04 RC1. Confira os detalhes dessa importante atualização.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Hoje em dia, qualquer novo lançamento pode ser levado como presente de Natal.

O último a ser produzido é aquele que está esperando há muito tempo, mais de dois anos e meio: UBports anunciou que já está disponível o primeiro beta/rc do Ubuntu Touch baseado em 20.04, o Focal Fossa que chegou em Abril de 2020 .

Ubuntu Touch 20.04 RC1 lançado para testes

Ubuntu Touch 20.04 RC1 lançado para testes
Ubuntu Touch 20.04 RC1 lançado para testes

Sim. O Ubuntu Touch 20.04 RC1 foi lançado para testes. Agora, não foi anunciado oficialmente e não há imagens para todos os dispositivos suportados.

A coisa mais oficial que temos do projeto é um retweet mencionando um de seus desenvolvedores, com o típico “Oh oh oh” (não era “Ho ho ho?”) que é a risada do Papai Noel/Pai Natal.

Marius Gripsgard diz que foi lançado como um presente de Natal, mas não forneceu nenhum link para download.

Portanto, presume-se que possa ser instalado a partir dos dispositivos que o suportam como uma atualização; Se eu descobrir mais, postarei os links atualizando este artigo.

Mas com esses sistemas operacionais nunca chove ao gosto de todos. Quando você vê a publicação, a primeira coisa que você faz é ver se ela chegou ao seu dispositivo, e tudo o que você descobre é que as coisas estão piores do que o esperado.

Na página de suporte deles você só vê o óbvio, que muita coisa ainda não funciona.

Isso e que os lançamentos deixam muito a desejar: a versão mais recente, a do canal do desenvolvedor, é de 25, mas de novembro (já se passou um mês desde o último “Diário”); no canal Release Candidate, o que há é uma versão de 20 de agosto de 2021.

E é estável? Bem, nada, a partir de setembro de 2020 (mais de dois anos) é estável. Por curiosidade, e para ver se a versão do Ubuntu Touch baseada em 20.04 chegaria até mim, tenho me mudado do canal de atualização, e o que é estável nem tem opção de screenshots.

Obviamente, o logotipo de carregamento do Ubuntu Touch não está de cabeça para baixo, como nas versões RC e Dev.

Melhor em alguns telefones

Mas que ninguém pense que o Ubuntu Touch é um desastre total em todos os cenários. Não é assim. Especialmente em alguns telefones, o sistema operacional com seu Lomiri funciona bem, e também pode ser usado o Libertine, que permite executar aplicativos como Firefox ou Kodi.

Existem também alguns dispositivos que suportam Anbox, com os quais você pode executar aplicativos Android. O ruim é visto no tablet que foi anunciado como algo inovador, e a única coisa impressionante que oferece é uma grande decepção.

Vamos torcer para que pelo menos mude alguma coisa quando eu mover a base para 20.04.

Como instalar

A atualização do Ubuntu Touch 20.04 RC1 lançado para testes agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Você pode instalá-lo em seu telefone Linux abrindo Configurações do sistema e navegando até a tela Atualizações.

No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.