Ubuntu Touch OTA-11 lançado oficialmente – Confira as novidades

A comunidade UBports lançou a atualização de software Ubuntu Touch OTA-11 para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch, que roda nos dispositivos Ubuntu Phone.

UBports é o nome do projeto que tem dado continuidade ao Ubuntu Phone, o sistema desenvolvido pela Canonical que leva a convergência e o Linux para os smartphones.

Ubuntu Touch OTA-11 lançado oficialmente - Confira as novidades
Ubuntu Touch OTA-11 lançado oficialmente – Confira as novidades

Agora, eles lançaram a 10ª atualização OTA (Over-the-Air) para o sistema operacional Ubuntu Touch, desenvolvido pela comunidade, para dispositivos Ubuntu Phone suportados.

Novidades do Ubuntu Touch OTA-11

Ubuntu Touch OTA-11 foi originalmente planejada como uma pequena atualização que deveria conter apenas algumas correções de bugs e melhorias, entretanto, essa versão parece trazer algumas melhorias para o Ubuntu Phones, como um teclado muito melhor e mais inteligente que apresenta um layout de teclado Dvorak opção, melhorias nos layouts japonês e polonês, além de uma nova maneira de editar o texto.

Segundo o UBports:

“Com esse recurso, você pode mover o texto digitado, desfazer e refazer ações, mover um retângulo de seleção de texto e usar os comandos recortar/copiar/colar, todos da mesma sobreposição. Para começar, pressione e segure o espaço bar. Ainda não temos certeza da descoberta desse recurso, portanto, fique atento às alterações que tornarão ainda mais fácil encontrar e usar”.

O Ubuntu Touch OTA-11 promete trazer notificações push para todos, sem a necessidade de ter uma conta Ubuntu One, suporte para mais dispositivos equipados com Android 7.1, correções de Wi-Fi e Bluetooth para dispositivos Nexus 5, para que eles ganhem não precisa mais tanto de CPU e bateria, e melhorias nas mensagens MMS.

Além disso, o navegador Morph Browser interno da UBports para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch também recebeu algumas melhorias durante o ciclo de desenvolvimento da atualização do software OTA-11, entre as quais podemos mencionar a capacidade de salvar o nível de zoom da página por site, a capacidade de definir “Sempre permitir” ou “Sempre negar” no acesso ao local por site, a capacidade de acessar a lista negra de determinados sites e o suporte para sites iniciarem aplicativos por meio de manipuladores de URL personalizados, como tel://, para iniciar o discador.

Você pode experimentar o Ubuntu Touch OTA-11 no seu telefone Ubuntu agora mesmo, seguindo as instruções fornecidas pelo UBports nesse endereço.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.