Ubuntu Touch OTA-24 lançado com melhorias e correções

E foi lançado o Ubuntu Touch OTA-24 com atualizações, melhorias e correções, e mais. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Agora, a UBports Foundation lançou a atualização do software Ubuntu Touch OTA-24 para dispositivos Ubuntu Phone com várias melhorias e mais correções de bugs.

Novidades do Ubuntu Touch OTA-24

Ubuntu Touch OTA-24 lançado com melhorias e correções
Ubuntu Touch OTA-24 lançado com melhorias e correções

O Ubuntu Touch OTA-24 está aqui quase cinco meses após o Ubuntu Touch OTA-23 e, embora ainda seja baseado nos repositórios upstream do Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus), ele apresenta melhorias adicionais para aumentar a estabilidade geral e a confiabilidade do sistema operacional móvel.

Os destaques desta versão incluem suporte a gestos iniciais com toque duplo para ativar dispositivos selecionados, melhorias no desbloqueio de impressão digital, permitindo mais tempo de espera entre novas tentativas de leitura, bem como suporte para botões de mídia em fones de ouvido para a maioria dos dispositivos Ubuntu Phone.

Além disso, a atualização Ubuntu Touch OTA-24 adiciona suporte para lidar com o esquema de URL sms:// para abrir corretamente o aplicativo Messaging, adiciona suporte Full HD 1080p à implementação Aethercast, melhora o suporte a SMS e MMS e adiciona vários ajustes de desempenho para a plataforma Mir-Android.

Vários bugs também foram resolvidos nesta versão. Por exemplo, a dessincronização A/V durante a gravação de vídeo foi corrigida para dispositivos Google Pixel 3a, o desempenho de desfoque interativo da gaveta foi aprimorado, os problemas de congelamento do Reset Launcher e do aplicativo de mensagens foram corrigidos, o Bluetooth quebrado no Volla Phone também foi corrigido e agora é possível defina imagens giradas capturadas com a câmera do seu dispositivo como papéis de parede da área de trabalho.

A atualização do Ubuntu Touch OTA-24 agora está sendo lançada em todos os dispositivos Ubuntu Phone suportados, incluindo Asus Zenfone Max Pro M1, BQ E4.5 Ubuntu Edition, BQ E5 HD Ubuntu Edition, BQ M10 (F)HD Ubuntu Edition, BQ U Plus , Cosmo Communicator, F(x)tec Pro1, Fairphone 2, Fairphone 3, Google Pixel 2 e 2 XL, Google Pixel 3a e 3a XL, Nexus 6P, LG Nexus 4, LG Nexus 5, Meizu MX4 Ubuntu Edition, Meizu Pro 5 Ubuntu Edition, Nexus 7 2013 (modelos Wi-Fi e LTE), OnePlus One, OnePlus 2, OnePlus 3 e 3T, Oneplus 5 e 5T e OnePlus 6 e 6T.

Além disso, também está disponível para Samsung Galaxy Note 4 (910F, 910P, 910T), Samsung Galaxy S3 Neo+ (GT-I9301I), Sony Xperia X, Sony Xperia X Compact, Sony Xperia X Performance, Sony Xperia XZ, Sony Xperia Z4 Tablet (somente LTE ou Wi-fi), Vollaphone e Vollaphone X, Xiaomi Mi A2, Xiaomi Mi A3, Xiaomi Mi MIX 3, Xiaomi Poco F1, Xiaomi Poco M2 Pro, Xiaomi Redmi 3s/3x/3sp (terrestre), Xiaomi Redmi 4X, Xiaomi Redmi 7, Xiaomi Redmi Note 7 e 7 Pro, Xiaomi Redmi 9 e 9 Prime, bem como dispositivos Xiaomi Redmi Note 9, 9 Pro, 9 Pro Max e 9S.

Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch OTA-24, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

A atualização do Ubuntu Touch OTA-24 agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Você pode instalá-lo em seu telefone Linux abrindo Configurações do sistema e navegando até a tela Atualizações.

No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.

Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.

Os usuários existentes do Ubuntu Touch no canal ‘stable’ (que é selecionado por padrão no UBports Installer) recebem a atualização OTA-22 através da tela Updates de System Settings.

Os dispositivos receberão a atualização aleatoriamente. Essa propagação é para nos dar tempo de interromper uma atualização ruim no futuro (caso isso se torne necessário), não para acomodar quaisquer restrições de largura de banda.

Se desejar receber a atualização imediatamente, ative o acesso ADB e emita o seguinte comando sobre ‘adb shell’:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Seu dispositivo irá baixar a atualização e instalá-la. Este processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de download.

Já os novos usuários do Ubuntu Touch encontrarão instruções para instalar o Ubuntu Touch em seu dispositivo em devices.ubuntu-touch.io.

Novos usuários podem usar o instalador UBPorts Ubuntu Touch com dispositivos compatíveis. Observe que, embora o PinePhone e o PineTab sejam oficialmente compatíveis, eles são atualizados independentemente de outros dispositivos e não receberão uma única atualização chamada OTA-16. Mas eles devem obter atualizações de canal estáveis, incluindo muitos dos mesmos recursos em algum ponto.

Lembre-se de que, se ainda não estiver executando o Ubuntu Touch em seu telefone ou tablet, você precisará de uma das várias dezenas de dispositivos compatíveis para instalá-lo (a menos que você queira tentar transferi-lo para um novo dispositivo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.