Um método desajeitado para gravar vídeo em um PinePhone

Conheça um método desajeitado para gravar vídeo em um PinePhone (mas utilizável), usando as ferramentas padrão disponibilizadas em sistemas Linux.

A maioria dos smartphones vem com software capaz de tirar proveito de todo o hardware do dispositivo. Mas o PinePhone não é a maioria dos smartphones.

Ele foi projetado para ser uma plataforma aberta para desenvolvedores e, quando começou a ser comercializado, havia apenas alguns softwares muito básicos disponíveis.

Entre outras coisas, não havia um aplicativo de câmera funcionando. Agora existe.

E até recentemente também não havia um bom método para gravar vídeo em um PinePhone. Mas agora o redditor UJC_theguy criou um método para gravar vídeo 720p a 30 quadros por segundo.

Um método desajeitado para gravar vídeo em um PinePhone (mas utilizável)

Um método desajeitado para gravar vídeo em um PinePhone
Um método desajeitado para gravar vídeo em um PinePhone

Infelizmente, essa solução é um tipo de solução desajeitada que envolve:

  1. Executar o aplicativo da câmera Megapixels pelo menos uma vez para configurar a câmera (a menos que você saiba como configurá-la manualmente).
  2. Instalar ffmpeg e v4l-utils em seu telefone, caso ainda não tenham feito isso.
  3. Abrindo um emulador de terminal e executando uma série de comandos.

O primeiro comando configura sua câmera para gravar vídeo 720p a 30 fps e enviá-lo como arquivo de vídeo MJPEG.

Em seguida, você executará mais alguns comandos para encontrar seu local de armazenamento de mídia e usará isso no comando final, que permite executar o ffmpeg para gravar um arquivo de vídeo.

Você pode encontrar os comandos específicos no post do reddit (não vou copiá-los e colá-los aqui porque eles podem mudar, e você realmente deve verificar o código-fonte de qualquer maneira).

Observe que o UJC está executando o Mobian, mas as etapas devem funcionar com outras distros Linux, desde que tenham os pré-requisitos apropriados.

MJPEG é um formato de arquivo de compressão de vídeo criado há mais de 20 anos e não é exatamente um codec de mídia eficiente para os padrões modernos.

Mas é o primeiro método para capturar vídeo relatado para funcionar no PinePhone que não envolve a execução de software de captura de tela para gravar o visor do aplicativo de câmera Megapixels.

Você pode ver o vídeo de amostra do UJC no YouTube ou baixar o vídeo para reprodução offline.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.