Ventoy 1.0.62 lançado com um novo configurador de plug-in WebUI

E foi lançado o Ventoy 1.0.62 com um novo configurador de plug-in WebUI. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

Ventoy, uma ferramenta para criar um drive USB inicializável simplesmente copiando o ISO para o USB. Ele está disponível para Microsoft Windows e Linux e pode criar drives USB inicializáveis ​​contendo arquivos ISO do Linux e do Windows.

Você precisa instalar o Ventoy em um drive USB, então toda vez que você quiser criar um drive USB inicializável, tudo que você precisa fazer é copiar o ISO para o USB.

Não há necessidade de formatar a unidade USB. Você pode copiar quantos arquivos ISO desejar (até mesmo ISOs combinados do Windows e Linux) e, ao inicializar a partir do USB, Ventoy mostra uma lista de arquivos ISO disponíveis, permitindo que você inicialize a partir daquele que você selecionar.

Além do mais, como você não precisa formatar a unidade USB, pode continuar a usá-la para outros fins. Então você pode copiar outros arquivos para o USB, e não vai interferir no Ventoy.

Para completar, o Ventoy suporta tanto legado quanto UEFI Secure Boot, tem suporte persistente para algumas distribuições Linux, tem suporte para instalação automática (para distribuições Windows e Linux que suportam isso) e suporta arquivos ISO maiores que 4 GB.

Além disso, como dito antes, você pode atualizar o Ventoy sem ter que reformatar o disco USB.

Agora, Ventoy foi atualizado para a versão 1.0.62, uma versão que introduz um modo GUI para sua imagem ISO live.

Novidades do Ventoy 1.0.62

Ventoy 1.0.62 lançado com um novo configurador de plug-in WebUI
Ventoy 1.0.62 lançado com um novo configurador de plug-in WebUI

Ventoy 1.0.62 adicionou um novo configurador de plug-in WebUI, chamado VentoyPlugson, que torna mais fácil configurar seus plug-ins, que até agora exigiam a edição manual do arquivo ventoy.json.

Ventoy inclui muitos plugins, incluindo Global Control, Persistence, Auto Memdisk, Password, Theme, Image List, Auto Installation e muito mais.

No Ventoy 1.0.62 você pode encontrar uma lista de todos os plug-ins Ventoy, o que eles fazem e mais detalhes visitando a documentação Ventoy e, em seguida, role e procure na barra lateral esquerda a categoria de Plug-ins Ventoy.

Por exemplo, usando o novo configurador de plug-in Ventoy webUI, você pode definir se deseja ignorar a verificação de hardware do Windows 11 ou não, o layout de teclado padrão, escolher um modelo de instalação automática de um arquivo, adicionar um arquivo de persistência a um ISO específico ( usado para salvar dados entre reinicializações – você ainda precisa criar o arquivo de persistência a partir da linha de comando, conforme explicado aqui – role para baixo até a seção de persistência) e muito mais.

Para usar o novo configurador de plugin do Ventoy 1.0.62, chamado Plugson, baixe o Ventoy mais recente para o seu sistema operacional e extraia-o.

No Microsoft Windows, basta clicar duas vezes no arquivo VentoyPlugson.exe e clicar em Iniciar – uma nova página local será aberta em seu navegador padrão.

No Linux, você precisará abrir um terminal, navegar até a pasta em que extraiu o Ventoy e executar:
sudo ./VentoyPlugson.sh /dev/sdX

Onde /dev/sdX é a unidade USB Ventoy (veja como encontrar um pouco mais abaixo).

Após executar o comando, Ventoy mostrará algumas informações sobre o drive USB, bem como a URL que você precisa visitar no seu navegador para acessar o configurador de plug-ins webUI.

Você pode descobrir o nome da unidade USB usando uma ferramenta como parted:
sudo parted -l

Para saber mais sobre essa versão do Ventoy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ventoy

Os arquivos do programa podem ser baixados na página GitHub do projeto.

Para instalar no Linux, baixe extraia o arquivo Ventoy.tar.gz e você encontrará 3 pastas, bem como 2 scripts, Ventoy2Disk.sh para instalar Ventoy em uma unidade USB e CreatePersistentImg.sh para criar uma imagem persistente para usar com Ventoy.

Ao baixar o binário Ventoy mais recente, você notará alguns executáveis ​​da GUI Ventoy: VentoyGUI.x86_64, VentoyGUI.aarch64, VentoyGUI.i386 e VentoyGUI.mips64el.

Para executá-lo, tudo que você precisa fazer é clicar duas vezes no executável VentoyGUI correspondente à sua arquitetura de sistema operacional (se você for um usuário de desktop, é provável que esteja usando uma arquitetura x86_64, então clique duas vezes em VentoyGUI.x86_64).

Caso o clique duplo no executável não funcione, abra um terminal, navegue até a pasta onde você extraiu Ventoy e execute-o usando, por exemplo, para a arquitetura x86_64:
./VentoyGUI.x86_64

Na página de download, você também pode baixar a imagem ISO live, caso queira usar o aplicativo sem instalar.

Por fim, para saber como instalar usar o Ventoy, verifique sua documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock