Voyager Live 12 lançado com base no Debian 12 Bookworm

E foi lançado o Voyager Live 12 com base no Debian 12 Bookworm. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

Voyager Live é uma distribuição baseada em Xubuntu e DVD live que mostra o ambiente de desktop Xfce.

Seus recursos incluem o Avant Window Navigator ou AWN (uma barra de navegação semelhante a uma doca), Conky (um programa que exibe informações úteis na área de trabalho) e mais de 300 fotografias e animações que podem ser usadas como plano de fundo da área de trabalho.

O projeto também desenvolve várias outras edições do Voyager Live – uma edição “GE” com GNOME Shell, uma variante “GS” para gamers e uma variante mantida separadamente baseada na ramificação “stable” do Debian.

Agora, a equipe do Voyager lançou a versão 12 de sua distribuição.

Confira as novidades do Voyager Live 12

Voyager Live 12 lançado com base no Debian 12 Bookworm
Voyager Live 12 lançado com base no Debian 12 Bookworm

Sim. O projeto Voyager anunciou o lançamento do Voyager Live 12, que é baseado no Debian 12 “Bookworm”. A nova versão se concentra em melhorar a disponibilidade de firmware para novas instalações.

Com inúmeros temas e papéis de parede e software essencial e muitos outros novos recursos para descobrir como o Scrcpy para ter a tela do seu smartphone no seu PC.

O Debian 12 ‘Bookworm’ contém mais de 11.089 novos pacotes, elevando o total para mais de 64.419 pacotes. A maior parte do software incluído no Debian foi atualizada, com mais de 6.296 pacotes removidos por serem antigos ou obsoletos.

O instalador no Debian recebeu vários aprimoramentos que resultaram em melhor suporte de hardware e novos recursos empolgantes.

Veja, por exemplo, o manuseio aprimorado de firmware proprietário (não livre) para hardware, que agora facilita o carregamento desses firmwares do instalador.

Isso foi possível através da inclusão do Debian APT 2.6, que permite um melhor manuseio de firmware não-livre no Debian. Portanto, os binários de firmware não-livres agora serão ativados por padrão quando for verificado que são necessários.

Essas alterações permitirão um melhor suporte para diferentes hardwares executados em firmware não-livre, especialmente GPUs e adaptadores Wi-Fi.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e confira as novidades do Voyager Live 12

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO Voyager Live 12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.