Voyager Live 23.10 lançado com kernel 6.5, e muito mais

E foi lançado o Voyager Live 23.10 com kernel 6.5, e muito mais. Confira as novidades do Voyager Live 23.10 e veja onde baixar a distro.

Voyager Live é uma distribuição baseada em Xubuntu e DVD ao vivo que mostra o ambiente de desktop Xfce.

Seus recursos incluem o Avant Window Navigator ou AWN (uma barra de navegação semelhante a uma doca), Conky (um programa que exibe informações úteis na área de trabalho) e mais de 300 fotografias e animações que podem ser usadas como plano de fundo da área de trabalho.

O projeto também desenvolve várias outras edições do Voyager Live – uma edição “GE” com GNOME Shell, uma variante “GS” para gamers e uma variante mantida separadamente baseada na ramificação “stable” do Debian.

Agora, a equipe do Voyager lançou a versão 23.10 de sua distribuição.

Confira as novidades do Voyager Live 23.10

Voyager Live 23.10 lançado com kernel 6.5, e muito mais
Voyager Live 23.10 lançado com kernel 6.5, e muito mais

Com a promessa finalmente cumprida, de ter dois sistemas unificados GNOME e Xfce, leves, rápidos, modernos, fluidos, seguros e eficientes num ambiente híbrido para PC e tablets.

Os dois desktops são muito distintos e suas respectivas aplicações são em sua maioria invisíveis, para um ou outro ambiente.

Esta versão é baseada no kernel Linux 6.5 e na distribuição Ubuntu ‘Mantic Minotaur’ com seus novos recursos.

Voyager Live 23.10 é uma versão intermediária com um ciclo de suporte de 9 meses que prepara a futura versão LTS (suporte de longo prazo) de 5 anos que chegará em breve para GNOME e Xfce.

Com opções integradas disponíveis imediatamente, o Voyager oferece recursos como o novo One Click Backup, Conky Control, GNOME Shell Effects, Repair, Switch Ubuntu, desenvolvimento WINE e jogos Steam e extensões GNOME selecionadas de acordo com as necessidades do PC.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Como o Ubuntu 23.10 não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).

Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish, que deve ser suportado pelo menos até abril de 2027 e com suporte estendido disponível para assinantes do Ubuntu Pro, até abril de 2032).

Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 23.10 podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu

Para um breve resumo das novidades dessa e de outras variantes do Ubuntu, consulte esse outro artigo:
Confira as novidades dos sabores oficiais do Ubuntu 23.10

Depois de instalar, confira algumas dicas para melhor o sistema lendo o tutorial abaixo:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 23.10

Baixe e confira as novidades do Voyager Live 23.10

Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 23.10 via terminal (server e desktop)

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO Voyager Live 23.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.