Waydroid pode levar os apps Android para o Windows, antes da Microsoft

O desenvolvedor Erfan Abdi aproveitou os recursos do WSL, e agora, o Waydroid pode levar os apps Android para o Windows, antes da Microsoft.

Waydroid é uma ferramenta de código aberto que instala uma imagem Android em um contêiner em dispositivos Linux para permitir que você execute aplicativos Android em telefones ou PCs Linux.

Mas você sabe o que mais roda o Linux atualmente? PCs com Windows, graças ao subsistema Windows da Microsoft para Linux (WSL).

Então, o desenvolvedor do Waydroid, Erfan Abdi, deu o próximo passo lógico e usou o Waydroid para instalar o Android em um contêiner em execução no Windows 10 usando WSL.

Waydroid pode trazer apps Android para o Windows, antes da Microsoft

Waydroid pode levar os apps Android para o Windows, antes da Microsoft
Waydroid pode levar os apps Android para o Windows, antes da Microsoft

Embora o Waydroid seja um trabalho em andamento, ele se mostrou muito promissor em smartphones nos últimos meses, permitindo aos usuários instalar uma versão baseada em Android 10 do LineageOS em telefones que executam distribuições Linux móveis, como Manjaro ou openSUSE.

Como o Linux móvel ainda é uma plataforma muito jovem, não existem tantos aplicativos Linux projetados para telefones quanto aplicativos Android, então isso abre a porta para a execução de alguns aplicativos e jogos Android em telefones enquanto usa Linux como seu sistema operacional principal .


Executar aplicativos Android em um PC com Windows é um pouco diferente.

Embora possa abrir a porta para o uso de alguns jogos apenas para celular (ou aplicativos como o Clubhouse) em um computador desktop, não é como se houvesse falta de aplicativos, jogos ou sites otimizados para desktop.

Imagino que algo como o Waydroid realmente seria útil em computadores Windows são os tablets Windows – apesar dos melhores esforços da Microsoft para encorajar os desenvolvedores a criar aplicativos especificamente para dispositivos sensíveis ao toque, como sua linha de tablets Surface, o Windows permaneceu em grande parte um teclado e mouse operando sistema por décadas.

E talvez seja por isso que a Microsoft também está trabalhando para trazer suporte para aplicativos Android para PCs com Windows.

A empresa está trabalhando em um subsistema do Windows para Android (WSA) que funcionará de forma muito semelhante ao WSL, permitindo que os usuários executem aplicativos Android em computadores Windows, baixando-os da Amazon Appstore ou fazendo o sideload deles.

O subsistema do Windows para Android está chegando ao Windows 11 algum tempo depois do lançamento do sistema operacional no próximo mês – a Microsoft diz que ainda não está pronto para o público em geral.

E isso significa que você pode usar o Waydroid de código aberto de terceiros para executar aplicativos Android em PCs com Windows antes de usar o WSA.

Dito isso, o Waydroid para WSL ainda não está disponível para download e, quando for lançado, não terá suporte para gráficos acelerados por hardware, o que pode torná-lo um pouco lento.

Portanto, não está totalmente claro neste ponto se o Waydroid chegará antes do WSA ou se será mais ou menos utilizável quando chegar. Mas uma vantagem importante? Ele oferecerá suporte ao Windows 10 e não apenas ao Windows 11.

Ah, mais um boato divertido – aquela captura de tela do Android 10 em execução em um contêiner em um sistema Windows 10 mostrado acima?

Na verdade, é cortado da imagem original de Abdi, o que mostra que o próprio Windows 10 está sendo executado em uma máquina virtual em um computador Mac.

Em outras palavras, a imagem completa mostra o Android rodando dentro de um contêiner Linux em um sistema Windows instalado em uma máquina virtual em um Mac.

São quatro sistemas operacionais diferentes trabalhando juntos para permitir que aplicativos Android sejam executados em um Mac.


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.