Wifibox permite usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD

Conheça o Wifibox, um software que permite usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD. Confira os detalhes desse interessante projeto.

Em um passado não tão distante existiu um utilitário para Linux chamado ndiswraper, que era utilizado para usar dll’s de drivers wi-Fi do Windows para dar suporte a placas wireless no Linux.

Quem usou Linux nesse período histórico e já teve problemas com placas Wi-Fi com drivers apenas para o Linux (isso mudou), deve lembrar bem.

E agora a história se repete no mundo BSD, mais especificamente no FreeBSD (Sim. Nós falamos dele aqui. Você não sabia?), só que aqui o nome do software é o Wifibox, e o objetivo é usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD.

Wifibox permite usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD

Wifibox permite usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD
Wifibox permite usar drivers Wi-Fi para Linux no FreeBSD

Wifibox é um projeto que está sendo desenvolvido com a finalidade de solucionar um dos problemas do FreeBSD com adaptadores inalámbricos para aqueles que não possuem os drivers necessários.https://github.com/pgj/freebsd-wifibox-port

Ele é uma excelente ferramenta que serve para o funcionamento dos adaptadores Wifi no FreeBSD com quaisquer problemas de compatibilidade existentes.

Wifibox garante o funcionamento desses adaptadores, já que basicamente inicia um sistema convidado com Linux, e nele se carregam os drivers nativos de Linux para dispositivos inalámbricos.

O ambiente pode ser usado em condições ambientais para qualquer placa WiFi compatível com Linux.

A instalação do sistema convidado com drivers é automatizada e todos os componentes necessários estão empacotados na forma de um pacote Wifibox listado para usar, que se inicia para arrancar utilizando o serviço rc incluído.

O sistema de convidados (o que é baseado na distribuição Alpine Linux) é iniciado por meio do hipervisor Bhyve, que organiza o acesso de reenvio para a placa inalámbrica.

Para se conectar a uma rede inalámbrica, use o pacote wpa_supplicant, cujos arquivos de configuração são sincronizados com a configuração do ambiente principal do FreeBSD.

O soquete de controle Unix criado para wpa_supplicant é reenviado para o ambiente host, o que permite usar a utilidade padrão do FreeBSD para conectar-se e trabalhar com uma rede inalámbrica.

Dentro dos requisitos para o uso do Wifibox é mencionado o seguinte:

  • Que o PCI wireless é compatível com versões recentes do Linux, mas não funciona bem o suficiente no FreeBSD (já que não adianta usar WifiBox se o funcionamento for igual ou ruim em ambos)
  • Um sistema que suporta virtualização de hardware (AMD-Vi ou Intel VT-d).
  • Uma CPU compatível com bhyvet (uma solução de virtualização leve para FreeBSD, usada para executar o sistema Linux embarcado)
  • Pelo menos 256 MB de memória física ou menos, dependendo do convidado, e algum espaço em disco disponível para a imagem de disco virtual do convidado.

No que diz respeito à parte de dependências, uso, consulte a compatibilidade do projeto aqui. Você também pode consultar seu manual de uso.

Vabe mencionar que o Wifibox se encontra dentro dos repositórios do FreeBSD, porque sua instalação é relativamente fácil.

Para isso basta teclar o próximo comando:
pkg install wifibox
pkg install net/wifibox
Da mesma forma, o Wifibox pode ser compilado, por isso, para os interessados ​​em poder compilar sua conta, você pode consultar as instruções dele no próximo link.

Finalmente, se você está interessado em saber mais sobre Wifibox, você pode consultar os detalhes no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.