Winebox permite executar aplicativos Windows no Ubuntu Touch

Graças ao trabalho do desenvolvedor Codemaster Freders, o Winebox permite executar aplicativos Windows no Ubuntu Touch.

O Ubuntu Touch é a versão móvel da popular distribuição Ubuntu otimizada para telefones, tablets e outros pequenos dispositivos touchscreen.

Como muitas distribuições Linux mobile, ele também permite que você execute alguns aplicativos Android se instalar o Waydroid para executar o Android em um contêiner.

Mas agora, você também pode executar alguns aplicativos do Windows, graças ao desenvolvedor Codemaster Freders, que lançou um pacote Ubuntu Touch chamado Winebox.

Winebox permite executar aplicativos Windows no Ubuntu Touch

Winebox permite executar aplicativos Windows no Ubuntu Touch
Winebox permite executar aplicativos Windows no Ubuntu Touch – Codemaster Freders (@fredldotme)

O utilitário recebe o nome de seus componentes Wine e Box64. O Wine é uma camada de compatibilidade do Windows gratuita e de código aberto que permite aos usuários executar alguns aplicativos do Windows em sistemas Linux, Mac e FreeBSD há anos.

E o Box64 é um utilitário que permite que alguns softwares Linux x86_64 sejam executados em dispositivos com processadores ARM.

Junte-os e você poderá obter alguns aplicativos do Windows projetados para computadores com chips Intel ou AMD para serem executados em telefones, tablets e outros dispositivos com processadores ARM.

Codemaster Freders diz que o Winebox é um “ambiente Wine pré-construído dirigido por box64 no Ubuntu Touch”.

Ele tem alguns pré-requisitos – você precisará de um dispositivo executando uma versão do Ubuntu Touch com suporte binfmt_misc adicionado ao seu kernel e precisará instalar xwayland(-hybris).

Mas assim que esses requisitos forem atendidos, você também poderá executar, Microsoft Notepad e outros aplicativos leves do Windows no Ubuntu Touch em um dispositivo com um processador ARM64.

Eu não esperaria que aplicativos ou softwares com uso intensivo de recursos projetados para telas maiores funcionassem muito bem, mas o Winebox abre a possibilidade de executar alguns aplicativos e jogos leves do Windows em um dispositivo Linux móvel.

O Ubuntu Touch oferece suporte oficial a dezenas de telefones, tablets e outros dispositivos, incluindo muitos originalmente fornecidos com Android, graças ao Halium, uma ferramenta que combina os kernels Linux fornecidos por fornecedores de dispositivos com drivers Android.

Isso diferencia o Ubuntu Touch de algumas outras distribuições móveis do Linux, como postmarketOS ou Mobian, que usam um kernel Linux próximo ao estoque, mas permite que ele funcione bem em uma ampla gama de hardware suportado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.